Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS passará por grande mudança; entenda o que vai acontecer

Em breve, o INSS passará por mais uma grande mudança. Confira todos os detalhes dessa siuação e conheça os nomes envolvidos.

Ao longo do tempo, temos acompanhado as adaptações e mudanças ocorridas no sistema previdenciário brasileiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste caso em particular, a referida mudança está relacionada à liderança e gestão do instituto.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, decidiu substituir o presidente interino do INSS, Glauco Fonseca Wamburg, devido a conflitos entre as equipes envolvidas. Segundo informações obtidas, Lupi pretende enviar o nome de Alessandro Stefanutto à Casa Civil para que ele seja efetivado na presidência do órgão.

Outro nome cogitado para assumir efetivamente a chefia do INSS é o de André Fidelis, atual diretor de Benefícios do órgão. Ademais, Lupi e o presidente interino do INSS conversaram e acertaram a saída de Glauco. 

Viagens caras pode ter influenciado na demissão

A decisão de substituição do comando do INSS também foi motivada pelos gastos excessivos com passagens e diárias para viagens, principalmente para o Rio de Janeiro, onde Glauco reside.

Em uma conversa amigável, eles combinaram de afirmar que a saída do presidente interino do INSS foi um consenso entre os dois. No lugar de Glauco, assumirá temporariamente o diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Alessandro Stefanutto. 

André Fidelis e Alessandro Stefanutto: quem são?

André Fidelis é o atual diretor de Benefícios do INSS. Esse cargo é responsável por coordenar e supervisionar as atividades relacionadas aos benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões e auxílios. 

Como diretor de Benefícios, Fidelis desempenha um papel importante na gestão e na definição das políticas relacionadas aos benefícios concedidos pelo INSS. Ademais, como já citamos, Alessandro Stefanutto, por sua vez, é o atual diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS. 

Sendo assim, ele é responsável por gerenciar as áreas relacionadas ao orçamento e às finanças do órgão, além de coordenar as atividades logísticas. Por fim, isso envolve o planejamento financeiro, o controle de gastos, a gestão de contratos e licitações, entre outras responsabilidades.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com