Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS pode te ligar hoje para te tirar da fila; veja como saber que não é golpe

INSS inicia contato com segurados para agilizar perícias médicas e reduzir fila de benefícios por incapacidade temporária. Saiba mais!

Se você é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é importante alertar que a autarquia começou a contatar cidadãos para antecipar perícias médicas. A meta é desafogar a fila do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) através do Atestmed, um sistema de agendamento de perícias médicas.

A iniciativa do INSS visa os segurados que estão aguardando perícia médica há mais de 45 dias. A fila de pedidos para perícia médica para concessão do benefício por incapacidade temporária já totaliza 1,1 milhão de pessoas. Desse número, 627 mil solicitações são para avaliação médica inicial.

Saiba qual número do INSS pode te ligar

Se você for um dos segurados que estão há mais de 45 dias na fila para perícia médica, o INSS vai entrar em contato pelo número (11) 2135-0135. Esse telefone não recebe chamadas telefônicas e não possui WhatsApp. Sendo assim, caso venha a receber mensagens através do aplicativo, desconfie imediatamente.

Veja também:

Confiança do Consumidor é maior entre os brasileiros que ganham mais; entenda

Cabe destacar que a medida não altera o atendimento da Central 135. Inclusive, se desconfiar do contato, a pessoa poderá buscar o canal oficial, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h, conforme horário de Brasília. O atendimento eletrônico ocorre 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fique atento e evite ser vítima de golpe

O INSS está ligando para os segurados para remarcar o atendimento ou confirmar ou adiantar a perícia médica e/ou avaliação social. De acordo com o instituto, eles não solicitam informações como número de documentos, foto para comprovação da biometria facial, número de conta ou senha bancária.

O prazo máximo para concessão do auxílio através do Atestmed é 180 dias. Em caso de indeferimento, o segurado terá até 15 dias para fazer um novo pedido. O envio da documentação poderá ser feito por meio do portal Meu INSS (aplicativo para Android e iOS ou site) ou pela Central 135.

Imagem: rafapress/shutterstock.com