Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: problemas com o Dataprev dificultam avaliação de benefícios; saiba mais

Problemas no sistema Dataprev complicam acesso a benefícios previdenciários. Conheça os impactos e soluções em debate para cidadãos afetados

Desde o início do último ano, beneficiários da Previdência Social enfrentam uma série de obstáculos ao tentarem acessar serviços essenciais por meio do sistema Dataprev. Este sistema é uma peça chave na administração de diversas políticas sociais do governo, incluindo aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), abono salarial e seguro-desemprego.

Dessa forma, recentemente, o Ministério da Previdência Social confirmou que as deficiências técnicas encontradas no sistema Dataprev têm sido um fator prejudicial para muitos que buscam seus direitos a determinados benefícios. Veja mais detalhes

Problemas com o Dataprev

Portanto, vazamentos de dados pessoais dos usuários e constantes quedas no sistema estão entre as falhas mais alarmantes, complicando ainda mais a situação da fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que o governo federal tem tentado diminuir através de uma força tarefa.

Assim, as instabilidades não apenas atrasam a concessão de benefícios vitais, mas também trazem consequências diretas para a perícia médica. Pois, em dias de falhas no sistema, os peritos são incapazes de realizar avaliações, forçando os beneficiários a voltarem para o fim da fila.

Dataprev
imagem: Diego Grandi / shutterstock.com

Modernização do sistema

Em 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu início ao processo de inclusão da Dataprev no Programa Nacional de Desestatização, o que, segundo Wolney Queiroz, secretário-executivo da Previdência, afirmou ao Poder360, impactou a qualidade e eficiência do sistema. 

No entanto, atualmente, esforços são para reverter a situação,  um trabalho árduo liderado por Rodrigo Assumpção, presidente do Dataprev, visando a modernização tecnológica do sistema. 

Veja também:

Revisão da Vida Toda do INSS: saiba como pode impactar na sua aposentadoria!

Dessa forma, a Previdência tem buscado apoio financeiro para atualizar o envelhecido parque tecnológico do INSS e da Dataprev, para assegurar que a administração de benefícios seja conduzida de forma eficaz e segura, garantindo a todos os brasileiros o acesso aos seus direitos. Assim, é fundamental que o governo destine recursos para garantir a estabilidade do sistema.

Imagem: Diego Grandi / shutterstock.com