Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: seis em cada dez pedidos são negados

Segundo a CGU, seis em cada dez pedidos de benefício analisados pelos robôs do INSS são negados. Confira mais detalhes!

De acordo com uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), nos requerimentos efetuados no ano passado, seis em cada dez pedidos de benefício analisados pelos robôs do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são negados. Isso corresponde a uma alta em relação aos indeferimentos registrados em 2021.

Segundo a CGU, o número de indeferimentos automáticos de pedidos de aposentadoria, pensão e outros benefícios foi bastante relevante. Além disso, o relatório do órgão alerta que o grande número de recusas pode gerar um aumento dos recursos realizados ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e também dos acionamentos à Justiça.

Fila do INSS

Conforme o jornal EXTRA, pelo menos 1,65 milhão de segurados estão na fila do CRPS. Assim, ao somar a fila do órgão com a de pedidos iniciais para reconhecimento de direito a benefícios e os recursos, atualmente, há 3,28 milhões de pessoas aguardando uma resposta do INSS.

Veja também:

Prepare o currículo: número de vagas extra no Natal será o maior em 10 anos

Diante disso, a recomendação da CGU foi que o robô passe por melhorias. Além de ações de instrução aos segurados para fazerem os requerimentos corretamente. Ainda, Ailton Nunes, diretor de Tecnologia da Informação do INSS, afirmou que o robô, até então, não consegue tomar decisões sobre pedidos mais complexos. Dessa forma, precisam de uma análise dos servidores manualmente.

Posicionada em frente a uma carteira de trabalho, mão segura um celular que exibe a tela inicial do aplicativo 'Meu INSS'
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Pedidos negados

Em suma, de acordo com o INSS, 97% dos pedidos dos segurados são decididos pelo robô. Além disso, Nunes destacou que o INSS mantém a mesma proporção de sempre na concessão ou indeferimento de benefícios. Sendo que, desde 2021, o INSS aprova, em média, 52% dos pedidos.

Ademais, Nunes afirmou que a única diferença dos outros anos é que o robô nega a maioria dos pedidos indeferidos (66%, em média). Por fim, clique aqui e confira quais documentos enviar para solicitar um benefício no INSS.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com