Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS vai pagar décimo terceiro do auxílio-doença?

O auxílio-doença tem como objetivo assegurar uma renda ao trabalhador afastado do trabalho por incapacidade física e garante o 13º salário do INSS

O benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, tem como objetivo assegurar uma renda ao trabalhador afastado do trabalho por incapacidade física. Os segurados por esse benefício têm direito ao 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A partir de 24 de novembro, o INSS pagará o 13º aos aposentados e pensionistas que começaram a receber os benefícios a partir de maio de 2022. 

O que é auxílio-doença? 

Conhecido como auxílio-doença, o agora benefício por incapacidade temporária é disponibilizado aos trabalhadores que apresentarem alguma doença que os afaste do serviço por mais de 15 dias. Dessa forma, a empresa irá arcar com o benefício até o 15º dia. A partir do 16º dia, o INSS pagará os valores. 

Para contribuintes individuais como MEI, autônomos e empresários, o benefício é pago a partir do primeiro dia de incapacidade do trabalhador. 

Para receber o auxílio-doença é necessário cumprir com os seguintes requisitos: 

Tenho direito ao 13º salário do INSS?

Os beneficiários que recebem auxílio-doença têm direito ao 13º salário do INSS. O valor do pagamento é proporcional ao número de meses de pagamento do benefício durante o ano. O 13º salário do INSS é pago em até duas parcelas depositadas junto ao benefício. 

Quando vou receber o 13º do INSS?

O 13º salário do INSS foi adiantado aos segurados entre maio e junho deste ano devido à pandemia da Covid-19. Contudo, alguns beneficiários foram cadastrados após esse período. Desse modo, o 13º deverá ser pago proporcionalmente somente aos novos segurados. 

O INSS realizará o pagamento do 13º salário a partir do dia 24 de novembro, seguindo o calendário oficial de pagamentos

Dessa forma, o pagamento será concedido primeiro aos segurados que recebem até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.212. Os beneficiários que recebem valores acima do piso salarial serão pagos a partir de 1º de dezembro.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com