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INSS vai testar autoatendimento pelo WhatsApp ainda em outubro

Saiba em que data o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a testar um modelo de autoatendimento pelo WhatsApp.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a testar um modelo de autoatendimento pelo WhatsApp ainda neste mês de outubro. Além do aplicativo de mensagens, a autarquia vai iniciar testes com autosserviços nas agências. As informações são do jornal Extra.

A iniciativa é voltada para as solicitações de perícia médica e de avaliação social. O primeiro procedimento é essencial para concessão de benefícios por incapacidade. Já o segundo processo é uma etapa necessária para pessoas com deficiência ou a partir de 65 anos que possuem interesse no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em quais regiões o INSS vai começar a testar o autoatendimento?

O autoatendimento do INSS via WhatsApp e nas agências integra o projeto de modernização do instituto, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O projeto para o novo modelo está sendo montado desde novembro de 2022, de acordo com o Governo Federal. A KPMG, que presta consultoria ao INSS, diagnosticou os serviços prestados pelo órgão em 58 municípios em todas as regiões do país.

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O INSS vai começar a testar o atendimento entre os dias 23 e 27 de outubro em agências localizadas nas cidades paulistas de Mauá e Santo Amaro. Até o momento, a autarquia não definiu uma previsão de implementação da iniciativa em outras cidades, bem como ainda não determinou as datas para a chegada do serviço aos segurados.

Idoso sentado no sofá enquanto segura um celular e uma caneca. Ao lado dele está a identidade visual do INSS, escrito "Previdência Social", representando o teste de autoatendimento da autarquia em outubro.
Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Confira os canais de atendimento do instituto

Enquanto o INSS planeja começar a testar o autoatendimento pelo WhatsApp e nas agências, os segurados podem utilizar outros canais para obter diversas informações.

Sendo assim, a primeira opção é o portal Meu INSS (site e aplicativo para Android e iOS). Nele, a assistente virtual da autarquia, a Helô, está à disposição para esclarecimento de dúvidas. Por fim, há a conhecida Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com