Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Instalação de WhatsApp falso é um novo golpe para espionar celulares

Novo golpe utilizando o Whatsapp é descoberto.

0

Em uma busca pela internet, o site Citizen Lab, especializado em segurança online, encontrou um site que oferece uma versão falsa do aplicativo WhatsApp e que serve para espionar o aparelho.

De acordo com os especialistas, o novo golpe faz o usuário baixar uma versão falsa do WhatsApp, que rapidamente infecta o aparelho sem deixar sinais visíveis. Depois de instalado, o aplicativo busca informações pessoais e passa a enviá-las para seu desenvolvedor.

É provável que você também goste:

Bolsonaro diz que quer reduzir imposto federal sobre combustíveis

Governo dá 15 dias para Facebook e WhatsApp explicarem nova política de privacidade

Mulher cai no golpe do WhatsApp e perde R$ 600

O Citizen Lab informou ainda que o site com o aplicativo falso não se encontra mais no ar e que o mesmo foi apagado pouco tempo depois de ser descoberto. Sendo assim, o golpe possivelmente tinha um alvo específico em mente.

Recentemente, o WhatsApp tem sido usado em vários tipos de golpes online que fazem muitas vítimas. Em declaração oficial, a empresa notificou que se opõe com veemência ao uso irregular do aplicativo, porém não apresentou planos de melhoria para segurança no sistema do mesmo.

Como se proteger do golpe do WhatsApp falso?

O aplicativo do WhatsApp é o mais utilizado do mundo e, por isso, existem muitos golpes acontecendo por meio dele. Conheça boas práticas para se proteger contra golpes:

  • Em primeiro lugar, apenas baixe o aplicativo na Google Play Store (para Android) ou na Apple Store (para iOS);
  • Evite passar dados pessoais por meio de mensagens;
  • Não faça transferências ou depósitos bancários sem confirmar isso em uma ligação com a pessoa para a qual você vai enviar o dinheiro;
  • Guarde para conhecidos o compartilhamento de fotos, vídeos pessoais ou sua localização.

Seguindo estes métodos básicos, é possível utilizar o WhatsApp de forma muito mais segura.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: BongkarnGraphic / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...