Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Intenção de investimento dos brasileiros em outros tipos de aplicação fica acima da Poupança; entenda

A intenção de investimento dos brasileiros foi retratada em uma pesquisa da Febraban com dados que chamam atenção. Veja!

Em recente pesquisa divulgada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) aponta para uma melhora nas expectativas sobre a economia entre os brasileiros. Diante disso, ao tratar acerca da possibilidade de sobrar uma parte da renda mensal, os entrevistados disseram que poderiam investir os valores em recursos do sistema bancário. 

Assim, 20% afirmam que aplicariam na Caderneta de Poupança, enquanto 24% disseram que optariam por outros tipos de investimentos disponíveis no mercado. Como se sabe, a Poupança, apesar de muito popular entre as pessoas, não oferece retorno tão atrativo quando comparada com outras modalidades. 

Além dos investimentos, os brasileiros optariam por comprar um imóvel, isso entre todos os recortes sobre renda e localidade. Mas, quando se trata de aplicações, a intenção é maior entre aqueles com renda superior.

Investimento na Poupança X outras aplicações

Imagem de uma pessoa colocando moedas e 'blocos'
Imagem: Olivier Le Moal / shutterstock.com

O Radar da Febraban apresenta, ainda, os recortes em relação a intenção de investimentos entre idade, sexo, instrução, renda familiar e região. Desse modo, confira alguns destaques a seguir.

Poupança

Sobre a poupança, o cenário é o seguinte:

  • 19% do sexo masculino usaria a sobra da renda mensal para aplicar na poupança, enquanto 21% do sexo feminino faria a mesma escolha;
  • No que se refere à faixa etária, o público que demonstrou maior interesse na caderneta foi aquele com idade entre 25 e 44 anos;
  • 21% dos brasileiros com estudo fundamental completo investiriam na modalidade;
  • A poupança seria a principal escolha para os cidadãos que recebem até dois salários mínimos;
  • Entre as regiões do país, aplicar na caderneta ficou em 20%. 

Outros tipos de aplicações

Já em relação aos outros tipos de aplicações, os destaques foram:

  • 21% do sexo feminino e 29% do sexo masculino optariam por outros tipos de investimentos;
  • Os entrevistados com idade entre 25 e 44 anos também foi o maior público a escolher outras opções (27%);
  • No nível de instrução, o maior destaque foi registrado pelas pessoas com ensino superior completo (38%);
  • As pessoas com renda acima de cinco salários mínimos também teriam maior intenção em investir em outros produtos bancários (37%).

Investimento: comparação mensal 

Na comparação mensal, a intenção de investimento entre os brasileiros, caso houvesse uma sobra no dinheiro planejado para o mês, apresentou crescimento de 1 p.p. Em junho, eram 23% e, agora, em setembro foram 24%. 

Veja também:

Prévia do PIB X Monitor do PIB: quais são as diferenças entre os indicadores?

Por fim, a escolha da Caderneta de Poupança, nesse sentido, permaneceu estável entre os períodos de análise, ou seja, em 20%.

Imagem: Olivier Le Moal/shutterstock.com