Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Invasão em Brasília: confira o passo a passo dos vândalos

A invasão em Brasília que aconteceu neste domingo (8) teve um passo a passo arquitetado em redes sociais. Confira detalhes de como aconteceu!

A invasão em Brasília que aconteceu ontem (8) por bolsonaristas reuniu cerca de 4 mil pessoas vindas de todo o país, em uma articulação feita através das redes sociais. Além disso, na ocasião, houve atos de depreciação do patrimônio público e vandalismo.

Após furar o bloqueio na Esplanada, os vândalos chegaram até a Praça dos Três Poderes, onde destruíram gabinetes, vidraças e até mesmo móveis e obras de arte. Os prejuízos ainda não foram totalmente apurados, mas aconteceram no Congresso Nacional, no Superior Tribunal Federal e no Palácio do Planalto.

Passo a passo dos vândalos em Brasília

Confira abaixo o passo a passo da invasão em Brasília pelos vândalos.

  • 13:00: Com escolta da PM, as pessoas que se encontravam em frente ao QG do Exército em Brasília se deslocaram para a Praça dos 3 Poderes;
  • 14:30: Os vândalos subiram a rampa do Congresso e acessaram o Salão Verde, espaço na entrada do Congresso onde jornalistas e parlamentares circulam em dias de atividades na casa;
  • 15:10: Os grupos da invasão em Brasília conseguem acessar a sede do Executivo e entram no Palácio do Planalto pelo térreo;
  • 15:20: Inicia-se a destruição de patrimônios históricos, além de mobiliário e presentes que o governo brasileiro recebeu de outros países em visitas diplomáticas;
  • 15:40: O acesso nesse momento é ao STF e plenário, onde mesas, cadeiras e equipamentos eletrônicos são completamente destruídos;
  • 17:55: O presidente Lula (PT) assina a autorização de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal;
  • 18:00: Confirma-se a prisão de mais de 100 pessoas pela PM da capital federal;
  • 18:20: Polícia consegue entrar e inicia a prisão, que soma mais de 100 pessoas no STF e Palácio do Planalto;
  • 19:00: Todos os 3 prédios conseguem o isolamento da PM e a invasão em Brasília começa a ter controle pelo poder público.

Números e resultado das prisões e do vandalismo em Brasília

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram mais de 100 ônibus que chegaram à capital federal na madrugada e manhã de domingo. De acordo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a polícia realizou mais de 400 prisões em flagrante. Além disso, foi necessário o uso de sprays de pimenta e bombas de efeito moral.

Devido à invasão em Brasília, o presidente Lula assinou um decreto com previsão de intervenção federal na segurança do Distrito Federal até 31 de janeiro. 

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda enviou, no mesmo dia, um pedido ao STF onde solicita a prisão do ex-Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, bem como de outros agentes públicos, seja por omissão ou responsabilidade nos atos de vandalismo.

Imagem: Reprodução/Agência Senado