Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação: veja quais investimentos ajudam a proteger seu dinheiro

Algumas dicas de como investir seu dinheiro sem perder para inflação em alta

Que nenhum investidor quer perder dinheiro é fato. Ainda mais para a inflação, que no Brasil já acumula uma alta de 9,3% nos últimos 12 meses. Entretanto, é preciso saber que alguns investimentos, de fato, te fazem perder dinheiro, por não cobrirem a alta inflação atual. A poupança, por exemplo, com 70% do CDI, já deixou muita gente na prejuízo. Mas será que existem outros? Então, para saber mais sobre o assunto, leia este texto e veja quais investimentos ajudam a proteger o seu dinheiro!

Inflação: veja quais investimentos ajudam a proteger seu dinheiro

Dessa forma, de acordo com especialistas, entre os títulos públicos atuais, o único que garante a você um rendimento acima da inflação hoje, com ganho real positivo, é o Tesouro IPCA. Isso porque ele paga a inflação do período e ainda oferece mais um bônus. Nesse sentido, investimentos como Tesouro Selic e Tesouro Prefixado já não são tão vantajosos hoje.

Assim, com o título Tesouro IPCA 2026, por exemplo, você cobre o valor da inflação e ainda recebe mais um bônus de 4,55% (oferta do dia 16 de setembro). Com isso, se a inflação for zero, seu rendimento é de 4,55%. Se a inflação for de 10%, o título paga 14,55%.

Portanto, outros títulos públicos não garantem a rentabilidade acima da inflação. Contudo, é preciso também comparar a rentabilidade dos títulos entre cenários diversos. Por exemplo, no caso da inflação a 10% ao ano, o Tesouro IPCA 2026 pagará 14,62%, enquanto um título do Tesouro Prefixado 2026 paga 10,20%. Mas e se a inflação for zero? O Tesouro IPCA vai pagar 4,78%, enquanto o Prefixado seguirá pagando 10,20%.

É por isso que, nesse momento, vale a pena o investimento em títulos vinculados à inflação. Porém, é preciso diversificar sua carteira entre outros tipos de produtos, com rentabilidades híbridas, pré e pós-fixadas, atreladas à Selic e ao CDI, etc.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com