Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Investiu na BRK Financeira? Acione o FGC para resgatar seu dinheiro

Banco Central decretou liquidação extrajudicial da BRK Financeira. Confira como fazer para receber a chamada “garantia ordinária” do FGC.

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da BRK Financeira. Assim, por meio de comunicado, emitido na última terça-feira (14), a instituição explicou que o procedimento adotado considera o “comprometimento patrimonial da instituição”, entre outros motivos.

Nesse sentido, o BC também citou o que descreve como “graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição”. Por fim, avaliou que os credores da financeira, que opera no mercado financeiro desde 2010, estão sujeitos a um “risco anormal”.

Simultaneamente, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) emitiu um comunicado aos clientes da BRK Financeira. De antemão, a associação civil pede que esses aguardem suas orientações quanto ao pagamento da chamada “garantia ordinária” — limitada a R$ 250 mil.

Clientes da BRK Financeira poderão resgatar valores usando app

“Os credores poderão utilizar o aplicativo FGC, que foi desenvolvido com o objetivo de simplificar o processo de pagamento, tornando-o mais ágil”, diz o comunicado. Em suma, ao concordar com o recebimento pelo app, não será necessário comparecer a uma agência bancária.

Ou seja, o investidor da BRK Financeira não precisa levar cópias de seus documentos ao atendimento presencial. Conforme o FGC, a utilização da ferramenta viabilizará a solicitação da garantia de forma online.

A associação ainda afirma que, imediatamente, o pagamento será depositado em uma conta indicada, seja corrente ou poupança.

No entanto, primeiro, o cliente da BRK Financeira deve baixar o app para Android ou iOS. Posteriormente, ao acessá-lo, a pessoa física deve fazer um cadastro básico para iniciar o processo.

FGC disponibiliza canal para esclarecimento de dúvidas

De acordo com o FGC, o procedimento será completado assim que organização receber a base do liquidante. Em caso de dúvidas ou outros tipos de solicitação referentes a BRK Financeira, será possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

“Os procedimentos para pagamentos às pessoas jurídicas serão divulgados em breve”, acrescenta o FGC. Segundo o ‘InfoMoney’, o fundo devolve, por instituição financeira, até R$ 1 milhão renovado a quatro anos, em casos como a atual intervenção do BC.

Por último, a apuração do site junto a Quantum Finance apontou que, até segunda-feira (13), havia 15 Certificados de Depósito Bancário (CDBs) da BRK Financeira ainda ativos no mercado. A maioria era atrelada ao CDI, enquanto um era indexado ao IPCA.

Imagem: Divulgação | BRK Financeira