Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como a alta do IOF afeta os investimentos

Em algumas aplicações financeiras, o investidor tem que pagar IOF sobre o ganho, quando faz o resgate

Na última quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto em que eleva a alíquota do IOF. Em suma, a meta é aumentar a arrecadação em R$ 2,14 bilhões para pagar o Auxílio Brasil. O programa reformula e aumenta o Bolsa Família planejado pelo governo. De acordo com um comunicado do Planalto, a alteração vai ser temporária. Entretanto, o governo não informou qual vai ser o aumento. Descubra abaixo, como a alta do IOF pode afetar os seus investimentos.   

Bolsonaro aumenta IOF para tentar pagar o Auxílio Brasil

Veja como a alta do IOF afeta os investimentos

A alíquota diária para as pessoas jurídicas vai passar de 0,0041%, referente à alíquota anual de 1,50%, para 0,00559% referente à alíquota anual de 2,04%. Por outro lado, para as pessoas físicas, a alíquota diária de 0,0082%, referente à alíquota anual de 3%, vai passar para 0,01118%, referente à alíquota anual de 4,08%.

Entre os meses de abril e de novembro de 2020, o governo zerou a alíquota de IOF sobre os empréstimos. Dessa forma, visa melhorar o acesso ao crédito em meio à crise econômica, gerada pela pandemia. O imposto foi corrigido no fim de 2020. Agora, o decreto vai elevar o imposto pago em diversas situações. Tais como na tomada de financiamento e nas viagens ao exterior. 

Com o aumento do IOF, os investimentos também devem sofrer um reajuste. Em suma, em algumas aplicações financeiras, o investidor precisa pagar IOF sobre o seu ganho quando faz o resgate de um investimento em menos de um mês. Tais como as ações, as cotas de fundos de investimento e os CDBs e títulos do Tesouro. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Verelly / shutterstock.com