Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPCA e IGP-M: saiba o que são, e quais as diferenças entre eles

IPCA e IGP-M são formas de calcular a variação de preços de produtos e serviços no Brasil

0

A felicidade é enorme quando você vai no mercado e vê que o preço daquele produto ficou mais barato. Porém, isso é raro de acontecer, já que na grande maioria das vezes o preço fica mais elevado se comparado com o mês anterior. Essa variação é calculada com bases nos índices IPCA e IGP-M.

IPCA e IGP-M são índices usados para medir a inflação no Brasil, detalhando como está o poder de compra e custo de vida dos brasileiros. Eles também mostram a variação de produtos e serviços. Porém, não quer dizer que ambos possuem os mesmos números. A prova disso é que o IPCA de junho foi de 8,35%,enquanto o IGP-M foi de 35,75% no mesmo período.

Mesmo sendo utilizados para medir os preços, os índices possuem diferenças significativas

IPCA significa Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo. Ele é calculado pelo IBGE, onde o índice oficial de inflação no país é considerado. O IPCA é usado para medir a variação dos produtos e serviços para o consumidor final.

Como o IPCA é calculado?

Mensalmente, o IBGE calcula a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços da população que possui uma renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos. Está incluso gastos com alimentação, transporte, lazer entre outros.

IGP-M é o Índice Geral de Preços-Mercado. Os dados do IGP-M são calculados e divulgados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. O IGP-M foi criado para ser uma medida mais abrangente no cálculo da variação de preços. Dessa forma, também é levado em consideração os preços do consumidor final, mas também os preços do meio do processo.

Como o IGP-M é calculado

IPA-M: Índice de preços ao produtor Amplo do Mercado: São os preços da Industria e agrícolas no atacado, tais como minério de ferro, milho e muito mais.

IPC-M: Índice de preços ao consumidor-mercado: São despesas de bens e serviços que fazem parte das despesas comuns das famílias brasileiras.

INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção-Mercado): Valores referentes aos custos de construções, como mão de obra, equipamentos e materiais.

De forma simples de se explicar, o IPCA leva em consideração somente a variação de preços do consumidor final, enquanto o IGP-M considera a variação de preços de todo o processo.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Billion Photos / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...