Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA e IPTU de graça? Saiba como receber benefício do governo

É possível conseguir IPVA e IPTU de graça através de um benefício do governo. Saiba mais informações sobre isso!

No início do ano, há a cobrança de importantes tributações que envolvem veículos e moradia aos contribuintes brasileiros. No entanto, é possível obter o IPVA e o IPTU de graça através de um benefício do governo.

Logo, essa é uma forma de aliviar o bolso das pessoas no mês de janeiro, já que o orçamento das famílias podem ficar comprometidos com essas cobranças anuais. Saiba mais sobre como conseguir essa isenção!

Contribuintes podem conseguir IPVA e IPTU de graça a partir de um benefício do governo

Para ajudar a aliviar as despesas dos cidadãos, diversos governos oferecem vantajosos descontos. No Distrito Federal, por exemplo, quem utiliza o programa Nota Legal pode obter um abatimento significativo no valor dos impostos.

Esse programa, por sua vez, permite que os créditos recebidos com compras realizadas ao longo do ano sejam convertidos e utilizados no pagamento de impostos anuais.

Veja também:

Aumento de 46% em valor de auxílio é aprovado; veja quanto você vai receber agora

Como participar dessa iniciativa para obter desconto?

Imagem de mão colocando moedas, ao lado de porquinho, relógio, casa e automóvel, representando IPTU e IPVA
Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com

Para aproveitar esse benefício, é necessário ter cadastro no programa Nota Legal. O processo de cadastro pode ser realizado online, através do site da própria iniciativa. Vale destacar que, recentemente, houve a abertura do prazo para indicações de créditos para abatimento em impostos.

Dessa forma, o crédito obtido pelo programa abater tanto o pagamento do IPTU quanto do IPVA, desde que o contribuinte seja legalmente o proprietário dos bens.

Portanto, os cidadãos do Distrito Federal têm até o dia 31 de janeiro para efetuar a transferência dos créditos. Após essa indicação, há a concessão do desconto automaticamente. Logo em seguida, o contribuinte pode emitir o boleto com o valor já atualizado e com os descontos aplicados.

É possível realizar esse procedimento em outras localidades?

Essa possibilidade de descontos através de créditos nas notas fiscais não está restrita apenas ao Distrito Federal. Em Recife, cidade localizada em Pernambuco, o método também é aceito para o pagamento do IPTU, sem a obrigatoriedade de ser o proprietário do imóvel.

Por fim, o contribuinte pode conferir se há em seu estado programas de nota fiscal. Logo, o acúmulo desses créditos podem ser convertidos em grandes descontos nas tributações tradicionais de início de ano, aliviando, assim, o orçamento do contribuinte.

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com