Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú vai ressarcir clientes prejudicados por queda no sistema

Os clientes do Itaú receberam uma notificação do banco dizendo que será feito o ressarcimento de eventuais prejuízos causados por falhas ocorridas nos sistemas da instituição financeira.

Na quinta-feira, dia 3 de março de 2022, o aplicativo e o site do Itaú ficaram fora do ar, o que impediu clientes de efetuarem pagamentos e transferências. Além desses problemas, usuários também relataram uma modificação no saldo em conta, alguns registraram valores maiores do que tinham e outros perderam dinheiro durante o período de instabilidade.

O Itaú afirma que já corrigiu o erro que estava causando tamanha “dor de cabeça” a seus usuários. Entretanto, nesta sexta-feira, 4 de março, clientes ainda têm relatado problemas nas plataformas da instituição.

Itaú diz que vai ressarcir quem foi prejudicado

A notificação enviada pelo banco aos clientes diz:

“Pague normalmente hoje (04/03). Juros e encargos de 03/03 serão ressarcidos”.

O Itaú afirma que um atraso no processamento de dados ocasionou a falha no sistema. E também negou que a instabilidade tenha acontecido em decorrência de algum tipo de evento externo, como atuação de hackers.

Em nota a instituição financeira afirmou:

“O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”.

Embora o banco afirme que o problema foi solucionado, ainda há relatos de problemas de clientes em realizar transações em suas plataformas digitais. Contudo, o volume dessas reclamações é bem menor do que o apontado ontem.

O site Downdetector, que realiza monitoramento da operação de serviços online, mostra que houve uma redução dos problemas ontem, por volta das 19h. Nesta sexta-feira (4), os registros de erro são poucos.

Quanto aos detalhes de como será efetuado o ressarcimento aos clientes, o Itaú não divulgou.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com