Itaú vai ressarcir clientes prejudicados por queda no sistema
Os clientes do Itaú receberam uma notificação do banco dizendo que será feito o ressarcimento de eventuais prejuízos causados por falhas ocorridas nos sistemas da instituição financeira.
Na quinta-feira, dia 3 de março de 2022, o aplicativo e o site do Itaú ficaram fora do ar, o que impediu clientes de efetuarem pagamentos e transferências. Além desses problemas, usuários também relataram uma modificação no saldo em conta, alguns registraram valores maiores do que tinham e outros perderam dinheiro durante o período de instabilidade.
O Itaú afirma que já corrigiu o erro que estava causando tamanha “dor de cabeça” a seus usuários. Entretanto, nesta sexta-feira, 4 de março, clientes ainda têm relatado problemas nas plataformas da instituição.
Itaú diz que vai ressarcir quem foi prejudicado
A notificação enviada pelo banco aos clientes diz:
“Pague normalmente hoje (04/03). Juros e encargos de 03/03 serão ressarcidos”.
O Itaú afirma que um atraso no processamento de dados ocasionou a falha no sistema. E também negou que a instabilidade tenha acontecido em decorrência de algum tipo de evento externo, como atuação de hackers.
Em nota a instituição financeira afirmou:
“O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”.
Embora o banco afirme que o problema foi solucionado, ainda há relatos de problemas de clientes em realizar transações em suas plataformas digitais. Contudo, o volume dessas reclamações é bem menor do que o apontado ontem.
O site Downdetector, que realiza monitoramento da operação de serviços online, mostra que houve uma redução dos problemas ontem, por volta das 19h. Nesta sexta-feira (4), os registros de erro são poucos.
Quanto aos detalhes de como será efetuado o ressarcimento aos clientes, o Itaú não divulgou.
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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com