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Jovens se tornaram principais vítimas de golpes na internet

Saiba mais sobre estudo realizado pela Serasa Experian

Quando falamos em golpes financeiros, faz sentido pensarmos que as pessoas mais velhas são as mais vulneráveis. Entretanto, mesmo em fraudes ocorridas na internet, é a geração Z que se encontra entre as maiores vítimas. Ou seja, os jovens entre 10 e 25 anos de idade.

Com isso, o número de esquemas fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2021. Isso representa um aumento de mais de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. E as ações de pessoas mais jovens, segundo estudo da Serasa Experian, são os mais afetados. Então, para saber mais, confira a seguir!

Jovens vêm sendo principais vítimas de golpes na internet. Entenda

Dessa forma, ainda de acordo com a Serasa, houve uma movimentação fraudulenta a cada oito segundos nos últimos meses. Especialmente após o aumento da digitalização na pandemia de Covid-19. E por conta das recomendações de distanciamento social, os brasileiros passaram a comprar mais pela internet. O que aumentou também os golpes.

De acordo com o estudo da Serasa Experian, o Sudeste teve pouco mais de 1 milhão de tentativas. Na sequência, vem o Nordeste, com 347 mil, o Sudeste, com 300 mil, o Centro-Oeste, com 176 mil, e o Norte, com 120 mil.

Por fim, ainda de acordo com o estudo, as principais tentativas de golpes contra os jovens foram:

  • compra de celulares com documentos falsos ou roubados;
  • emissão de cartão de crédito usando documento falso ou roubado;
  • financiamento de eletrônicos no varejo, usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima;
  • abertura de conta em nome da vítima;
  • compra de automóveis;
  • abertura de empresas.

Quanto às recomendações para evitar os golpes, as principais são nunca revelar suas senhas, desconfiar de links passados por mensagens de WhatsApp e SMS (até mesmo de amigos), e desconfiar de qualquer tipo de solicitação de dados pessoais via telefone ou mensagens.

Na dúvida, cheque com o destinatário se está falando com ele mesmo: se alguém que você conhece enviar uma mensagem pedindo dinheiro ou algum dado seu, ligue para confirmar se é verdade.

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