Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Julgamento sobre a autonomia do Banco Central é suspenso

Autonomia do Banco Central é criticada por partidos de esquerda, como o PT e o PSOL.

A polêmica em torno da autonomia do Banco Central (BC) parece estar muito longe de terminar. Isso porque o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) por tempo indeterminado. O julgamento iniciou por conta da ADI de dois partidos de oposição ao governo federal, o PT e o PSOL. Eles pediam o fim da lei que concedeu a autonomia do Banco Central. 

É provável que você goste também:

Caixa fora do ar: clientes reclamam de app e internet banking

Ainda vale a pena deixar o dinheiro parado na conta do Nubank?

Banco Central cria programa de educação financeira para escola pública

Julgamento sobre a autonomia do Banco Central é suspendido

Na última sexta-feira (18), começou o julgamento e, já em seu início, houve o pedido de vista, ou seja, de mais tempo para analisar. A partir do pedido de Barroso, não há data para que ele ocorra. Assim que o ministro devolver o caso para julgamento, a votação vai seguir no plenário virtual. Sendo assim, essa condição só pode mudar se houver um pedido para que o caso vá à plenário físico. 

A princípio, a tendência entre os ministros da Corte é manter a autonomia do Banco Central em relação ao governo. A maioria do colegiado entende ser superável a suposta questão de inconstitucionalidade na origem do projeto que está sendo denunciada pelos partidos de esquerda.

O relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski, o único a votar até o momento, deu o seu parecer contrário da maioria. Ele reconheceu a inconstitucionalidade da Lei 179/2021, que concedeu a autonomia do Banco Central.

De acordo com o voto de Lewandowski, “a deliberação sobre a alteração no regime jurídico do Presidente do Banco Central não trata de disposição sobre o Sistema Financeiro Nacional, mas, sim, de matéria administrativa, pertinente à organização do Poder Executivo Federal”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao/shutterstock.com