Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central cria programa de educação financeira para escola pública

Conheça melhor o programa Aprender Valor.

O Banco Central (BC) quer ampliar o foco da educação financeira. Além de levar noções sobre a área para adultos, o BC quer ensinar as crianças e os adolescentes a cuidar melhor de suas finanças. Para isso, no 2º semestre, o BC vai lançar um programa de educação financeira chamado Aprender Valor. Ele vai ser voltado para o ensino fundamental da rede pública. Dessa forma, até 22 milhões de estudantes podem ser beneficiados. 

É provável que você goste também:

Você sabia que pode usar o saldo do FGTS para contratar empréstimo?

Descubra aqui por que o Pix é fundamental para o e-commerce

Prova de vida do INSS: Veja como desbloquear o benefício

Banco Central cria programa de educação financeira para escola pública

O programa de educação financeira Aprender Valor começou em 2019. Já em 2020, teve inicio do funcionamento da fase piloto. Nessa etapa, participaram cinco regiões do Brasil: Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Cerca de 8 mil estudantes, em 257 cidades diferentes, participaram.

Ao falar sobre a faixa etária que o programa vai beneficiar, o diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do BC, Maurício Moura, afirma que “assim, você corrige o problema antes de ele nascer”. De acordo com Moura, o objetivo é dar ferramentas ao estudante para que ele possa controlar a sua vida financeira em três esferas: fluxo diário de receitas e despesas; poupança; relações com produtos financeiros. 

O programa de educação financeira é gratuito. Para participar, as secretarias estaduais ou municipais de Educação, ou até mesmo as escolas, devem solicitar adesão. No projeto piloto, certa de mil professores e gestores escolares foram treinados. “O próprio professor não tem grande conhecimento de educação financeira. Então desenvolvemos formações para que ele leve aos alunos os conhecimentos necessários”, afirma Moura.

A lógica do programa não é criar uma disciplina sobre o assunto; mas sim introduzir noções e conteúdos sobre educação financeira em quatro disciplinas. As disciplinas são: matemática, português, geografia e história.

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com