Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Julho deve registrar queda na inflação brasileira

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, foi registrada a menor taxa do IPCA-15, prévia oficial da inflação do Brasil.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação oficial do Brasil, cresceu 0,13% em julho. Essa taxa é menor do que a registrada no mês anterior, que foi de 0,69%.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde julho de 2020, que ficou em 0,02%. A queda na inflação é bastante esperada pela população, uma vez que produtos e serviços têm ficado mais caros.

No ano, a alta acumulada do índice é de 5,79%, e de 11,38% em 12 meses. Essa taxa fica abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses anteriores. Em julho do ano passado, o índice foi de 0,72%.

Inflação: seis dos nove produtos e serviços pesquisados apresentaram alta

Dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis apresentaram alta. O maior crescimento, cerca de 0,25 p.p., veio de Alimentação e bebidas (1,16%), que cresceu 0,25% em relação a junho.

O setor foi influenciado principalmente pela alta de 22,72% nos preços do leite longa vida, maior impacto individual no IPCA-15 do mês, com 0,18 p.p. No ano, a variação acumulada do produto é de 57,42%.

A maior variação veio de Vestuário (1,39%), que acumula, no ano, alta de 11,01%. Os preços das roupas masculinas se destacaram e subiram 1,97% em julho. Além disso, foi possível registrar altas nos preços dos calçados e acessórios, de 1,57%, e das roupas femininas, cerca de 1,32%.

Queda no grupo Transportes foi influenciada pelo recuo nos preços dos combustíveis

Não foram registrados apenas aumentos e quedas puderam ser observadas, como a do setor de Transportes (-1,08%) e Habitação (-0,78%). Os dois grupos contribuíram com um recuo de 0,36 ponto porcentual no IPCA-15 do mês.

Vale lembrar que a queda no grupo Transportes foi influenciada pelo recuo de 4,88% nos preços dos combustíveis, em particular do etanol e da gasolina, cerca de -8,16% e -5,01%, respectivamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: RHJPhtotoandilustration / Shutterstock.com