Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Juros do rotativo do cartão de crédito já passa de 350% ao ano, mas procura não cai

Os valores foram divulgados no último dia 28, pelo Banco Central

0

Os juros do rotativo, que estão há seis meses consecutivos em alta, encerraram o ano de 2021 com um avanço de 21,8%. Com isso, a taxa passou de 329% ao ano em janeiro para 349,6% ao ano em dezembro. Essa é a maior taxa desde agosto de 2017. Os valores foram divulgados no último dia 28 pelo Banco Central. O juros do rotativo são conhecido como a modalidade de crédito mais cara do mercado, e são aplicado quando o cliente não paga o valor total da sua fatura do cartão. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Nova fintech promete emprestar o seu dinheiro e te pagar juros!

Como solicitar um cartão de crédito sem anuidade do Caixa Tem?

Juros rotativo do cartão de crédito já passa de 350% ao ano, mas procura não cai

Dessa forma, segundo o Banco Central, os juros do cheque especial também avançaram no ano passado. Nesse caso, passaram de 120,3% ao ano em janeiro para 127,6% ao ano em dezembro. Esse valor também é maior que a taxa de 115,6% ao ano, registrada em dezembro do ano anterior. Importante mencionar que, desde 2020, a modalidade não pode ultrapassar o teto de 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano.

Além disso, a taxa média de juros cobrada por instituições financeiras também avançou em 2021, indo de 20% ao ano em janeiro, para 24,4% a.a. em dezembro. Vale dizer que, para pessoas físicas, a alta foi de 24,3% ao ano para 28,7%. Já a taxa média de financiamentos para empresas subiu de 13,4% para 17,4% ao ano.

Por fim, o Banco Central afirmou que o aumento das taxas ocorre principalmente devido às altas da taxa Selic. Em 2021, a taxa chegou a estar em 2%, mas encerrou o ano passado a 9,25%. Hoje, ela está a 10,75% ao ano. A instituição também apontou um aumento no taxa de crédito consignado, que avançou de forma um pouco mais leve. Nesse caso, ela passou de 21,4% ao ano no fim de 2021 para 18,9% ao ano em janeiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: pathdoc / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar