Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Justiça condena o Banco do Brasil por atendimento agressivo em agência; entenda o caso

Banco do Brasil terá que indenizar cliente após tratamento hostil e ofensivo em agência. Clique e entenda a história!

Uma agência do Banco do Brasil terá que indenizar uma cliente após a instituição ser condenada por atendimento agressivo. O caso aconteceu em Limeira, no interior de São Paulo. A cliente alega que o atendimento foi ríspido, afirmando ter sido humilhada pelo homem que a recebeu.

O fato aconteceu em julho de 2023 e teve início quando a mulher abriu uma conta-salário na instituição financeira. Durante o processo, ela foi informada pelo funcionário responsável que não haveria cobrança de taxas durante os primeiros seis meses.

Entenda o episódio envolvendo o Banco do Brasil

Fachada Banco do Brasil
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Contudo, em outubro, ao acessar seu aplicativo do Banco do Brasil, a cliente notou uma taxa de R$ 14,60 referente a um pacote de serviços. Para entender a situação, ela decidiu retornar à mesma agência em que abriu a conta, e quem a atendeu foi o mesmo funcionário do atendimento anterior.

No entanto, segundo ela, ele demonstrou indiferença e agiu sem respeito durante o atendimento. De acordo com a cliente, o pior momento foi quando ela solicitou a devolução do valor das taxas. Nessa hora, o funcionário retirou R$ 15 de seu bolso e jogou na mesa, de forma agressiva e na frente de outros clientes.

A cliente descreveu a situação como um grave constrangimento. Segundo o relato da mulher, o funcionário do Banco do Brasil perguntou de maneira ríspida se o problema dela era pelo valor de R$ 15. Ela ressalta que, apesar da hostilidade do atendente, manteve a educação durante todo o tempo. Porém, sentiu-se humilhada e constrangida.

Veja também:

Auxílio de R$ 12.495,27 foi aprovado; saiba quem vai receber

Entenda os desdobramentos da situação

Após o incidente, a consumidora deixou a agência do Banco do Brasil abalada, chorando, e procurou a ouvidoria do banco. Além disso, registrou um boletim de ocorrência e entrou com uma ação na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Limeira, solicitando indenização por danos morais.

Em audiência realizada em 13 de dezembro de 2023, o juiz Marcelo Vieira considerou a inversão do ônus da prova, como previsto no Código de Defesa do Consumidor. Ele ressaltou que o banco deveria ter provado sua inocência, mas isso não ocorreu.

O juiz enfatizou que o atendimento ríspido viola o dever de informação ao consumidor. Dessa forma, caracteriza como constrangimento a situação que a cliente passou, levando à condenação do banco ao pagamento de indenização por danos morais. O Banco do Brasil agora deve R$ 3 mil à mulher, mas a decisão ainda cabe recurso.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com