Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Justiça decide que auxílio-creche deve ser pago desde o nascimento do filho ou dependente

Em decisão inédita, a justiça determinou que o auxílio-creche deve ser pago desde o nascimento da criança ou dependente. Clique e entenda!

Segundo a 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), servidores públicos deverão receber o auxílio-creche desde o nascimento de seus filhos ou dependentes. Isso acontecerá independentemente da data do requerimento administrativo do benefício.

Esta decisão veio após a manutenção da sentença do Juízo Federal da 13ª Vara do Distrito Federal. Ela acatou o pagamento retroativo de tal benefício a um servidor público, desde o nascimento de seu dependente (enteado).

Esta região engloba, portanto, estados do Norte e Nordeste, além do Distrito Federal (DF). O pagamento do benefício deve ser suspenso quando a criança chega aos 6 anos de idade. Quer saber mais informações? Então continue por aqui e confira mais detalhes.

Auxílio-creche desde o nascimento: entenda o efeito da decisão em outras regiões

Imagem de cuidadora e crianças pequenas na creche
Imagem: Rawpixel / Shutterstock

Embora a decisão sobre o auxílio-creche tenha sido tomada por um TRF de outra região, isto é, não no Rio de Janeiro, ela pode influenciar significativamente as decisões judiciais em outras partes do Brasil.

Isso acontece em razão do sistema de precedentes adotado pelo país. Ele faz com que decisões emitidas por Tribunais Superiores e TRFs figurem como fontes primordiais de jurisprudência, direcionando as decisões de outras localidades.

Isso significa que uma decisão realizada em um TRF, como o auxílio-creche, pode influenciar a interpretação e aplicação da lei. Isso por parte de juízes de diversas regiões particularmente em casos semelhantes ou relacionados.

Impacto para os servidores de todo o Brasil

A implementação do auxílio-creche retroativo tem o potencial de beneficiar milhares de servidores públicos por todo o país que possuem dependentes de até 6 anos de idade.

Veja também:

Pagamentos do INSS com valores de até R$ 7 mil começam nesta sexta-feira (23)

Assim, esta mudança poderá auxiliar no suporte financeiro para a manutenção do cuidado e desenvolvimento de seus dependentes, especialmente no caso de crianças que necessitam de tratamentos específicos, como terapias ocupacionais.

Imagem: mojo cp / shutterstock.com