Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Justiça nega pedido de recuperação judicial da empresa que controla a Subway e Starbucks

Decisão judicial nega recuperação da empresa da Subway e Starbucks. Leia mais sobre o caso e suas implicações agora.

Diante do pedido de recuperação judicial apresentado pela SouthRock Capital, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, solicitou uma perícia prévia para analisar a documentação da empresa.

O objetivo é verificar a congruência dos documentos com os livros fiscais e comerciais da companhia. Assim, para conduzir essa análise, o juiz nomeou a Laspro Consultores, uma empresa de administração judicial. O magistrado solicitou a apresentação do laudo pericial em até sete dias corridos.

Por que foi necessária essa análise?

O juiz, ao proferir sua decisão, justificou que a análise inicial da documentação em questão exigiria conhecimento técnico. Essa análise era necessária para compreender o significado real dos dados fornecidos pela devedora e para verificar se esses dados correspondiam à realidade dos fatos.

Foto da frente de um restaurante do Subway com duas pessoas aguardando pedido
Imagem: Niloo / Shutterstock.com

Além disso, ele observou a importância de averiguar a situação da empresa in loco para entender suas reais condições de funcionamento. O magistrado enfatizou que o simples deferimento do processamento da recuperação judicial já implica a suspensão de todas as ações ou execuções contra o devedor pelo prazo de 180 dias, o que reforça a necessidade de tomada de decisões cautelosas e justificadas.

Como a SouthRock Capital reagiu na decisão?

Em nota, a SouthRock Capital respondeu alegando que irá recorrer da decisão, considerada pela empresa como “inicial e não definitiva”. Dessa forma, a companhia justificou seu pedido de recuperação judicial citando fatores como, a instabilidade econômica no país, a volatilidade da taxa de juros e constantes variações cambiais que, segundo ela, desequilibram o mercado e impactam fortemente o empreendedor.

Veja também:

Auxílio gás suspenso: veja quando o benefício voltará a ser pago

Ademais, a reguladora também citou a crise econômica e a pandemia da Covid-19 como fatores que reduziram drasticamente seus lucros. Em 2020, a SouthRock reportou uma queda de 95% nas vendas. Em 2021, a diminuição foi de 70%, e, em 2022, a queda foi de 30%.

Reestruturação da reguladora da Subway e Starbucks

A empresa afirmou que o processo de reestruturação da SouthRock já começou, contando com o apoio de consultores externos e stakeholders. Adicionalmente, no ano de 2023, a empresa requereu a Recuperação Judicial com o intuito de defender financeiramente certas operações em solo brasileiro.

Assim, ela também pretendia adaptar seu modelo de negócios às condições econômicas vigentes e assegurar sua prontidão para enfrentar o atual cenário econômico.

Enquanto esses ajustes estruturais estão sendo feitos, todas as marcas continuarão operando normalmente, segundo a empresa.

Imagem: Grand Warszawski / Shutterstock.com