Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lançado a poucos dias, FGTS Digital deve ser paralisado em breve; entenda

Auditores fiscais do trabalho que integram no FGTS Digital prometem iniciar uma paralisação. Entenda as consequências da greve!

No dia 1º de março, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou o FGTS Digital, que integra diferentes sistemas ligados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, auditores fiscais do trabalho que integram o sistema prometem iniciar uma paralisação a partir desta quarta-feira (13).

Assim, o movimento vem em resposta ao que eles alegam ser um descumprimento por parte do governo de um acordo firmado em 2016. Pois, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), pelo acordo seria garantido aos auditores do trabalho as mesmas condições concedidas aos profissionais da Receita Federal. Veja mais detalhes!

Impactos da paralisação

Com a greve, uma série de funcionalidades e adaptações nos sistemas não serão implementadas, segundo os profissionais. Entre os serviços que sofrerão impactos estão o empréstimo consignado CLT, a inclusão de informações de exames toxicológicos para motoristas profissionais no eSocial, além de adaptações aos sistemas para atender alterações legislativas. 

Além disso, de acordo com o Sinait, a paralisação afetará as seguintes etapas de funcionalidades do eSocial e FGTS Digital:

  • Recolhimento do FGTS de reclamatória trabalhista via FGTS Digital;
  • Análise de solicitação de estornos de FGTS; e
  • Inclusão de parcelamento especial do FGTS por conta de novas calamidades públicas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Imagem de um computador com a logo do FGTS Digital
Imagem: Divulgação / Gov.Br

FGTS Digital

Por fim, vale destacar que por meio do FGTS Digital, os empregadores podem recolher o FGTS, usando o Pix como forma de pagamento. Além disso, o novo sistema visa promover maior transparência no recolhimento do FGTS, além de facilitar as atividades e reduzir custos dos processos. P

Para isso, o FGTS Digital se utiliza das informações fornecidas pelos empregadores por meio do sistema eSocial. Assim, os empregadores podem emitir guias personalizadas e recolher diferentes competências em um único documento. Todo o processo é 100% digital. 

Veja também:

Projeto prevê serviço gratuito do Detran a beneficiários do Bolsa Família; confira

No entanto, a prometida greve dos Auditores fiscais poderá afetar a funcionalidade deste novo sistema do FGTS Digital, visto que a manutenção e suporte aos usuários será impactado, segundo informação do Sinait.

Imagem: Divulgação / Gov.Br