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Lançamentos do Casa Verde e Amarela têm queda de 40%

O programa habitacional do governo federal, Casa Verde e Amarela, teve redução de 40,4% no lançamento de novas unidades no primeiro semestre de 2022, comparando com o último trimestre do ano passado. Consequentemente, a oferta final caiu 11,1%.

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Lançamentos

53 mil unidades foram lançadas no primeiro trimestre de 2022, já nos três últimos meses de 2021, foram lançadas 92,3 mil.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, foram quem divulgaram os dados na última segunda-feira (23).

De acordo com a CBIC, não há relação entre os números negativos e a alta nas taxas de juros – atualmente a taxa básica de juros (Selic) está em 12,75%.

“Mas são afetados por três fatores predominantes: aumento dos preços e dos custos dos materiais da construção civil; falta de confiança para novos lançamentos dos empresários e incorporadoras; e queda do poder aquisitivo das famílias”, explicou o órgão por meio de release à imprensa.

Não só o Casa Verde e Amarela demonstrou queda no período citado, mas o mercado imobiliário como um todo, principalmente na quantidade de lançamentos e de oferta final, devido ao aumento do preço dos insumos e da situação econômica.

“Se o governo reagir rapidamente à redução das contratações do CVA (Casa Verde e Amarela), dando maior viabilidade aos seus produtos, ainda teremos um resultado em 2022, próximo ao do ano passado”, pondera Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC.

Eleições

A CBIC, no que diz respeito às eleições, acredita que não há influência sobre o mercado. “Para quem vai comprar a primeira casa, por exemplo, não se importa. É uma questão de necessidade”, destaca Petrucci.

Casa Verde e Amarela

O programa habitacional “Casa Verde e Amarela”, foi lançado em 2021, pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, com o intuito de aprimorar os padrões do extinto programa Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009 e ajudar os brasileiros na concretização do sonho da casa própria.

Com o objetivo de regularizar locais habitacionais para as pessoas e conceder juros baixos para quem deseja um financiamento imobiliário, o programa atenderá, até 2024, 1,6 milhão de famílias.

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Imagem: rafapress / Shutterstock.com