Nos últimos dias, o mercado acionário está tomado de polêmicas — e as dívidas da Light (LIGT3) são uma delas. Dentro do círculo financeiro, a especulação é de que o endividamento da empresa poderia ter relação com os famosos ‘gatos’ feitas pela população para ter acesso à energia de forma gratuita.
Light está endividada por causa dos ‘gatos’? Entenda essa polêmica
Nos últimos dias, tem se especulado que a Light poderia estar com dívidas por conta dos 'gatos' no Rio de Janeiro; entenda se é verdade
Essa suspeita, aparentemente, é verdadeira. De acordo com informações divulgadas pelo Globo, a expectativa é de que a holding peça Recuperação Judicial nos próximos dias. Segundo o jornalista Lauro Jardim, a empresa estaria com problemas de administração e dificuldades de manter o negócio em pé.
Ainda de acordo com o jornal, a Light precisaria de R$3,3 bilhões para manter a empresa ativa nos dois próximos anos, no entanto, atualmente ela dispõe apenas de 4 bilhões. Assim, as contas estão muito próximas de não fechar, recorrendo à assessoria para gerir as contas de uma forma mais efetiva.
Entenda a história
No final de janeiro, a Light surpreendeu o mercado ao anunciar que contrataria a Laplace, consultoria financeira que foi uma das responsáveis por dar apoio a Oi (OIBR3) ao longo de seu processo de recuperação judicial.
Através de um anúncio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia afirmou que contaria com a ajuda da assessoria para analisar suas estratégias financeiras. No entanto, a contratação levantou a especulação de que a empresa poderia estar com dívidas e não estaria conseguindo administrar suas dívidas. Com a especulação, os papéis da Light registraram queda de 10% na bolsa de valores.
Dívidas da Light
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
A companhia teria chegado nesta situação delicada justamente por conta dos ‘gatos’ feitos no Rio de Janeiro, local onde foi realizada a sua última concessão. Com a perda de dinheiro da empresa nas ligações ilegais, a Light não estaria conseguindo manter as metas de qualidade impostas pela Aneel. Assim, é possível que a empresa perca a concessão de trabalhar na região.
Além dos ‘gatos’, outros problemas enfrentados pela empresa seriam os juros altos do Brasil e decisões fiscais adotadas pela empresa — que a levaram a ficar alavancada. A Light teria aumentado o capital nos últimos anos em uma tentativa de diminuir o endividamento da empresa. No entanto, a ação não tem alcançado substancialmente o êxito esperado.
Foto: Divulgação/Light
