Confira 3 maneiras de limpar o nome no SPC/SERASA mesmo na crise do coronavírus

0

A negativação de crédito ainda é um problema no Brasil. Atualmente, milhões de pessoas têm ou já tiveram seu nome negativado pelos órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, mesmo que seja difícil, existem formas de resolver o problema e voltar a ter o nome limpo no mercado. Pensando nisso, trouxemos 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa, mesmo durante a crise do coronavírus.

Afinal, nome sujo significa perder crédito e dificuldade para realizar compras parceladas. E em tempos de pandemia, ter acesso a crédito pode fazer toda a diferença, principalmente com a dificuldade para guardar dinheiro e realizar compras à vista. Se você, assim como mais de 60 milhões de brasileiros, também está nessa situação, continue lendo!

É provável que você também goste:

Banco Inter lança fundos de fundos com investimentos a partir de R$ 100.

Como funcionam os bancos e as datas de vencimento no dia 25 de maio?

Caixa segue oferecendo cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

Aposentados do INSS começam a receber segunda parcela do 13º hoje. Confira o calendário

Confira 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa

Primeiramente, a solução mais óbvia para limpar o nome do SPC e Serasa é, evidentemente, pagar pelas dívidas contraídas. Assim, você faz com que seu CPF seja removido dos cadastros de inadimplentes. Porém, existem situações em que é possível acabar com o fantasma da restrição no CPF, fazendo com que você volte a ter crédito no mercado. Então, confira nossas 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa.

Realizar o parcelamento do valor

A primeira das 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa sem pagar a dívida é negociar com o credor da dívida o parcelamento do valor. Para isso, existem alternativas como o Feirão Limpa Nome da Serasa, que ocorre todos os anos e permite o parcelamento dos acordos de forma parcelada.

Dessa forma, seu CPF é removido dos cadastros de inadimplentes em até 5 dias, conforme o pagamento da primeira parcela do acordo. Lembre-se que, por se tratar de um acordo, é preciso manter o pagamento das parcelas em dia, evitando novas restrições.

Deixar a dívida prescrever para limpar o nome no SPC e Serasa

Essa é uma das soluções mais famosas para tirar o nome sujo de órgãos como SPC e Serasa. Assim, essa maneira consiste em simplesmente deixar a dívida prescrever, ou “caducar”, como dizem na linguagem popular. Porém, isso acontece apenas quando a dívida extrapola o período de cinco anos sem pagamento. Por lei, quando isso acontece, as empresas devem retirar o nome inadimplente de seus cadastros.

Entretanto, é importante lembrar que a dívida não acaba, ela continua existindo. Assim, as empresas podem seguir cobrando os débitos ao longo do tempo. A boa notícia é que, se a empresa não entrar judicialmente ao longo dos cinco anos cobrando a dívida, esta não pode ser mais utilizada para negativação. Contudo, o lado ruim é que você continuará tendo restrição interna na instituição em que não realizou o pagamento.

Entrar com uma ação judicial

Por fim, entre as 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa está a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra a empresa. Assim, você busca discutir a legalidade da dívida. Ou seja, enquanto o juiz analisa o processo, antes da sentença, já pode ser determinada a retirada do seu nome na lista de restrição.

Entretanto, esse é o meio menos garantido, uma vez que é possível que o juiz determine que o devedor, no caso você, efetue um depósito judicial no valor da dívida, garantindo o pagamento posterior, caso a causa seja ganha pelo credor. Essa solução tem mais chances de funcionar em casos nos quais é constatada a cobrança de juros abusivos por parte do credor.

Enfim, gostou da matéria sobre 3 maneiras de limpar o nome no SPC e Serasa?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem destacada: Pormezz, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar