Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de Lei cria linha de crédito a juro ZERO para negativados no SPC/SERASA durante a crise

O Projeto de Lei n° 1063, de 2020, de autoria do Senador Chico Rodrigues (DEM/RR) que tramita no Senado Federal, institui linha de crédito a juro ZERO para negativados inscritos no SPC/SERASA durante a decretação de calamidade pública em virtude do isolamento social pela pandemia do novo coronavírus. Saiba mais.

É provável que você também goste:

Auxílio emergencial será pago a 7,4 milhões nesta quarta-feira (22)

Nubank encerra a NuConta: será que é o fim? E seu dinheiro que está lá?

Teve auxílio emergencial da Caixa negado? Você ainda tem chance de conseguir, veja como.

Projeto de Lei cria linha de crédito a juro ZERO para negativados no SPC/SERASA

Primeiramente, o texto justifica que conseguir empréstimo com nome sujo é um grande desafio, pois as opções de crédito não são as mesmas que as pessoas com nome limpo encontram. O empréstimo para negativados existe, mas ele é restrito e costuma trabalhar com taxas de juros muito mais altas que o empréstimo pessoal convencional.

Portanto, dessa forma, conseguir empréstimo para negativado pode ser um desafio, justamente pelo fato de ser essa uma condição desfavorável. Ainda assim, dependendo do caso, existe a real possibilidade de obter crédito, mesmo que o nome esteja sujo e que não haja meios mais sólidos de se comprovar renda. Nesse caso, é preciso considerar que só a condição do nome sujo, por si só, já traz algumas dificuldades no sentido de apresentar garantias bancárias para um empréstimo.

Confira o que estabelece o projeto de lei, caso seja aprovado:

Art. 1º Esta Lei cria linha de crédito em bancos públicos e privados para pessoas físicas inscritas no cadastro do SPC, Serasa, Boa Vista e Quod, durante o período declarado de calamidade pública.

Art. 2º Os créditos realizados terão juros mínimo de zero por cento ao mês;

Art. 3º A pessoa física poderá ter seu crédito liberado mediante apresentação de garantias, tais como:

  • I –Desconto em folha;
  • II -Comprovante de renda;
  • III –Bem móvel;
  • IV–Bem imóvel;
  • V–Penhor de joias;

Art. 4º O crédito as pessoas inscritas no cadastro do SPC, Serasa, Boa Vista e Quod não serão considerados o Serasa Score.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Tramitação:

O Projeto de Lei foi a Plenário em 27 de março de 2020 e encaminhado à publicação no DSF der 02/04/2020.

Por fim, confira o Projeto de Lei na íntegra aqui neste link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: Senado

Imagem: Antonio Guillem via shutterstock