Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba tudo sobre liquidez e a importância nos seus investimentos

Nem sempre o investimento mais rentável é o melhor para a sua carteira; entenda a importância da liquidez

Não é sempre que o investimento se mostra mais rentável que ele deve fazer parte da sua carteira. A razão disso, é porque há uma série de detalhes, como prazo de aplicação, taxas e liquidez, que precisam ser avaliados, mesmo que o investimento seja na renda fixa. O Banco Inter fez um longo artigo destrinchando todos os detalhes.

É provável que você goste também:

Guide Investimentos permite empréstimos com garantia em renda variável

Cartão Inter Black: Conheça 5 vantagens de possuir o black

Copom eleva a Selic a 4,25% e prevê mais uma alta de pelo menos 0,75 ponto

O que é liquidez?

A liquidez é um atributo dos investimentos relacionado à capacidade de um ativo em se transformar em caixa. Pode ser diário no vencimento, alto ou baixo e deve ser observado em conjunto com fatores como metas, prazo e risco antes da tomada de decisão.

Diferença de Liquidez e lucratividade

Liquidez e rentabilidade são atributos dos investimentos que muitas vezes são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior for a lucratividade do ativo, menor será a liquidez, e vice-versa.

Isso acontece porque eles aceitam um risco maior se deixarem seu dinheiro na “prisão”. Portanto, como falamos no começo do texto, escolher um investimento somente com base na lucratividade pode não ser a melhor opção.

Nesse caso, a melhor alternativa seria compartilhar seu patrimônio em aplicações com diferentes períodos de resgate para garantir a liquidez de sua carteira em momentos diferentes.

Quais os tipos de liquidez 

  • Tipos de liquidez diária ou liquidez imediata: Um ativo tem liquidez diária se recebe dinheiro no mesmo dia da solicitação, da poupança, do CDB + Limite e da liquidez diária do CBD. Os investimentos diários de liquidez são indicados para formar reservas de emergência, pois o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento.
  • Liquidez de vencimento: Nessa categoria, o investidor só irá conseguir resgatar os ativos após um prazo determinado.
  • Liquidez alta: Um dos exemplos de liquidez alta são negociações em bolsa. A liquidez, nesse caso é formada por D+2.
  • Liquidez baixa: Liquidez baixa acontece geralmente com carros e imóvel.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: TH2I Shutter Rich / shutterstock.com