Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lista atualizada com as doenças que dão direito ao auxílio-doença

O auxílio-doença do INSS é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que ficam incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos.

Para ter direito, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter contribuído com a Previdência Social por um determinado período e estar em dia com as obrigações trabalhistas. Além de um laudo médico que comprove a incapacidade.

A lista de doenças contempladas pelo benefício é ampla e garante ao contribuinte que ele continue a receber o pagamento durante o período que precisar. Trabalhadores autônomos e MEIs também podem receber o auxílio.

Doenças que dão direito ao auxílio-doença

A lista inclui diversas condições médicas, desde doenças crônicas até acidentes que causam incapacidade temporária. Confira algumas a seguir:

  • doenças osteomusculares — incluem problemas como tendinite, bursite, hérnia de disco, escoliose, entre outras condições que afetam os músculos e ossos;
  • doenças cardíacas — englobam problemas como insuficiência cardíaca, angina, infarto agudo do miocárdio, entre outras condições que afetam o sistema cardiovascular;
  • doenças mentais — incluem transtornos como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outras condições que afetam a saúde mental;
  • doenças respiratórias — englobam problemas como asma, bronquite, enfisema, entre outras condições que afetam o sistema respiratório;
  • doenças neurológicas — incluem problemas como Parkinson, Alzheimer, epilepsia, entre outras condições que afetam o sistema nervoso;
  • doenças renais — englobam problemas como insuficiência renal crônica, nefrite, entre outras condições que afetam os rins.

Importante ressaltar que a lista de doenças que garantem o auxílio-doença pode sofrer alterações de acordo com as atualizações do Ministério da Saúde e da Previdência Social.

Como solicitar o auxílio-doença

Para solicitar o auxílio-doença, o trabalhador deve entrar em contato com o INSS e fazer a solicitação. O processo pode ser feito pelo site do INSS, de forma rápida e simples.

Basta selecionar a opção “Solicitar Benefício”, selecionar o município, data para agendamento da perícia e confirmar. Durante a perícia, o médico avaliará a condição de saúde do trabalhador e emitirá um laudo médico que atestará a incapacidade temporária para o trabalho.

Além disso, é preciso apresentar alguns documentos, como RG, CPF, carteira de trabalho, PIS/Pasep, declaração assinada pelo empregador, comprovante de residência e exames que comprovem o problema de saúde.

Imagem: rafapress / Shutterstock