Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Livre-se da Serasa com estes 3 passos da lista

Precisa se livrar do temido “nome na Serasa”? Confira 3 passos para implementar no dia a dia e deixar as dívidas para trás!

Viver livre de dívidas é um objetivo almejado por muitos, mas a realidade das contas pode parecer uma montanha difícil de escalar. Nesse contexto, é fundamental compreender estratégias eficazes para se livrar do temido “nome na Serasa”.

O que poucos imaginam é que a própria Serasa oferece ferramentas e dicas que podem ajudar a retomar o controle financeiro e conquistar a desejada estabilidade. Confira a seguir 3 passos para implementar no dia a dia e deixar as dívidas para trás!

3 passos para se livrar do ‘nome na Serasa’

Aplicativo da Serasa em aberto em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

1. Conheça suas dívidas

O primeiro passo para se livrar das dívidas e limpar seu nome é conhecer de fato quais são os débitos em seu nome. Pode parecer banal, mas essa é uma etapa essencial para organizar um planejamento financeiro e definir por onde começar a pagar as dívidas.

Veja também:

Como o pagamento mínimo do cartão de crédito funciona?

Para isso, a Serasa disponibiliza dois tipos de consulta ao CPF. A primeira é o Score (clique aqui), que, além da pontuação de crédito, mostra se existem dívidas negativadas em seu nome. A segunda é a consulta do Limpa Nome (neste link), que revela se as dívidas estão disponíveis para renegociação pelo sistema da empresa.

2. Aproveite o Serasa Limpa Nome

Na esteira do primeiro passo, a segunda dica para se livrar das dívidas é aproveitar o Serasa Limpa Nome, um sistema de renegociação que oferece propostas com até 90% de desconto. Com ele, é possível consultar suas dívidas quantas vezes forem necessárias e fechar o acordo em poucos cliques.

No Serasa Limpa Nome, o pagamento do acordo acontece por boleto. Depois disso, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar a dívida do seu CPF. Assim, se essa for sua única dívida, o seu nome volta a ficar limpo.

3. Invista em educação financeira

Por fim, o terceiro passo para se ver livre das dívidas de uma vez por todas é investir em educação financeira. Após sair da negativação, é essencial que você conheça as melhores formas de organizar as contas e evite que elas voltem a ficar no vermelho.

De acordo com a Serasa, praticar a inteligência financeira envolve hábitos como manter uma planilha de controle de gastos sempre atualizada, equilibrar as despesas e receitas, reservar uma parte da renda mensal para imprevistos, entre outros pontos.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital