Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula pode mudar a tabela do Imposto de Renda ainda em 2023?

A cobrança via Receita Federal começa no próximo mês. Mas, afinal, há tempo para que alguma alteração na tabela do IR possa valer em 2023?

A tabela do Imposto de Renda de 2023 fará com que pessoas que ganham 1 salário e meio precisem pagar o imposto este ano.

Por isso, já surgiram diversas informações que dizem que o Governo Lula (PT) poderia alterar a tabela para este ano. Porém, os especialistas em tributo afirmam que isso não é possível.

Em resumo, mesmo que haja a atualização para compensar as perdas na tabela do Imposto de Renda de 2023, ela só teria efetivação no próximo ano. Entenda o motivo a seguir.

Alteração na tabela do IR leva tempo para ser colocada em prática

Mesmo que aconteça nos próximos dias o reajuste da tabela do Imposto de Renda, a Receita Federal informou que a cobrança inicia em fevereiro. Ou seja, não há tempo hábil para discutir, aprovar, sancionar e colocar em prática uma medida neste sentido.

Além disso, a lei determina o princípio da anterioridade quando se trata de direito em tributos. Em outras palavras, caso haja alteração tributária, ela passa a vigorar apenas no ano seguinte., inclusive para os possíveis isentos de pagar o IR.

O que acontece se o Governo criar uma MP sobre a tabela do Imposto de Renda?

Ainda que o Governo Lula crie uma Medida Provisória autorizando o reajuste na tabela do Imposto de Renda, o recurso teria eficácia apenas por 30 dias. Após isso, precisaria de aprovação do Congresso para manter sua validade.

Por fim, isso não eliminaria o princípio da anterioridade para o contribuinte, o que significa que não haverá qualquer correção na tabela que tenha validade para o IR em 2023.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o reajuste acontecerá, entretanto, essa uma medida é para o mandato, e não necessariamente para este ano.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com