Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula reduziu mesmo a idade de aposentadoria no Brasil para 55 anos?

Uma notícia que circula nas redes sociais diz que Lula reduziu a idade de aposentadoria para 55 anos. Confira se isso é verdade ou não!

No Brasil, a aposentadoria é um momento muito aguardado pela população trabalhadora. Recentemente, a informação de que o presidente Lula reduziu a idade de aposentadoria para 55 anos está deixando muitas pessoas animadas.

Sabe-se, portanto, que esse é um direito adquirido após anos de contribuição previdenciária e cumprimento de alguns requisitos estabelecidos pela legislação. Porém, o presidente realmente tomou essa decisão?

É verdade que Lula reduziu a idade de aposentadoria para 55 anos?

Imagem do presidente eleito Lula
Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com

Após uma análise detalhada das informações disponíveis pelo portal Boatos.com, foi possível confirmar que a notícia que circula nas redes sociais sobre a redução da idade de aposentadoria para 55 anos é falsa. Atualmente, as regras de aposentadoria para trabalhadores brasileiros foram estabelecidas pela Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019.

Logo, segundo as normas atuais, as mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para obter a aposentadoria. Já os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição para usufruir desse benefício.

Existe, no entanto, uma exceção para algumas categorias de trabalhadores. Policiais homens e mulheres podem se aposentar a partir dos 55 anos. Porém, eles devem ter 30 anos de contribuição e 25 anos de efetivo exercício da função.

Qual é o pensamento do presidente quanto ao tema?

Sendo assim, não há qualquer declaração oficial do ex-presidente Lula ou de seu partido político sobre a redução da idade de aposentadoria para 55 anos.

Ademais, é importante lembrar que, na época da proposta da Reforma da Previdência, a base aliada de Lula criticou bastante a medida, mas hoje não há nenhum planejamento governamental em curso para modificar as regras da aposentadoria.

Veja também:

Justiça condena o Bradesco após caso de descontos indevidos; entenda

Portanto, com a confirmação de que Lula não reduziu a idade da aposentadoria para 55 anos, notícias falsas como essa podem causar confusão entre as pessoas. E, se alguém tiver dúvidas sobre a veracidade de algum conteúdo, contribua para o combate de fake news e realize uma checagem.

Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com