Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros encerra o mês no negativo ou no zero a zero

0

Nos últimos meses você tem fechado a conta no positivo, negativo ou no zero a zero? Entre ganhos e gastos, cerca de metade dos brasileiros não tem conseguido economizar. É o que mostra uma pesquisa do aplicativo de gestão e produtos financeiros Guiabolso. O levantamento aponta que 23% dos consumidores terminou agosto zerado, 30% ficou com a conta negativa e 47% conseguiu poupar alguma quantia.

É provável que você também goste:

Black Friday: como identificar e se proteger da fraude do boleto bancário

UzziPay: conheça a fintech que quer ajudar a Amazônia

Como ver a evolução do score no Serasa Experian pelo app e site?

Maioria dos brasileiros encerra o mês no negativo ou no zero a zero

Pessoas que ficaram com um saldo positivo ou negativo equivalente a 5% da renda foram consideradas dentro do grupo do zero a zero pelo valor ser muito baixo.

“É interessante notar que esta não é uma pesquisa de percepção. Os dados revelam de fato quanto sobra na conta das pessoas”, diz o diretor de produto e tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

Foi feita uma segunda pesquisa para entender o comportamento do saldo das contas correntes ao longo do mês. O resultado na primeira semana dos meses analisados (dias 1 a 7) costuma ser 26% maior do que o saldo da semana anterior.

Variação do saldo em relação à semana anterior

“É algo esperado porque a maioria das empresas acaba efetivando o  pagamento até o quinto dia útil do mês, o que faz a renda das pessoas aumentar no começo do mês”, lembra Duram.

Já na segunda semana (dias 8 a 14) o saldo costuma ficar 12% menor do que o da primeira semana. Na semana três (dias 15 a 21) a diferença de ganhos e gastos fica 6% menor do que na semana dois. E no fim do mês (semana quatro, dos dias 22 em diante) vemos que o saldo médio é, em média, 5% maior.

“Em alguns meses como dezembro o saldo ficou bem positivo, acreditamos que por conta de pagamentos adiantados de salários e bonificações de fim de ano”, analisa o diretor.

A análise foi feita com dados colhidos ao longo de um ano, entre julho de 2018 a junho de 2019, e considerou uma amostra de 6,7 milhões de informações de 1,6 milhão de usuários do aplicativo.

Sobre o Guiabolso

O Guiabolso é um aplicativo personal trainer das finanças que torna mais fácil a maneira como as pessoas lidam com dinheiro e tem acesso a produtos financeiros. O app organiza todas as contas em dois minutos, tudo automático, sem a pessoa ter de anotar os gastos. Além de dar sugestões pro usuário conseguir gastar melhor o dinheiro e guardar mais, a plataforma faz a curadoria de produtos financeiros de acordo com o perfil do consumidor. A missão do Guiabolso é ajudar as pessoas a melhorarem a vida, além de transformar o sistema financeiro. Hoje já conta com 5,6 milhões de histórias. O aplicativo surgiu em 2014 e de lá pra cá já recebeu R$ 215 milhões em cinco rodadas de investimentos.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Comentários
Carregando...