Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais da metade das empresas do Brasil são MEIs

Quase 70% das empresas ativas brasileiras são MEI. Confira os motivos que levaram ao aumento dos negócios dos microempreendedores!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, cerca de 70% das empresas em atividade no Brasil são constituídas por microempreendedores individuais (MEIs). O boletim Mapa de Empresas indica que há 13.489.017 MEIs no país, de um total de 19.373.257 empresas ativas.

André Luiz Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, afirma que os dados demonstram o sucesso das políticas de desburocratização e mostra que o país deixou de ser avesso ao empreendedorismo.

“O fato de ter grandes números de MEI é resultado do sucesso de política pública de formalização para quem tinha atividade informal. Não há dificuldades em abrir empresas no Brasil”, pontuou Santa Cruz. Ainda segundo ele, o MEI representa uma categoria importante, que gera empregos formais – cada MEI pode contratar até um empregado – e criam empreendimentos prósperos.

Agilidade

Para Santa Cruz, o aumento da participação dos microempreendedores é devido à política de melhoria do ambiente de negócios.

“Quanto mais se melhora o ambiente de negócios, mais as pessoas se sentem estimuladas a empreender. Este é o retrato de nosso tempo. O Brasil não é mais um país hostil a quem quer empreender”, afirmou Santa Cruz.

O tempo necessário para a abertura de um negócio, no primeiro quadrimestre de 2022, ficou em 1 dia e 16 horas, o que corresponde a uma redução de 1 dia e 13 horas comparado ao primeiro quadrimestre de 2021.

De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, o objetivo é reduzir o tempo para menos de 1 dia até o final deste ano. Hoje, 61,3% das novas empresas conseguem fazer o procedimento dentro desse prazo.

O que é MEI?

MEI significa microempreendedor individual e foi instituído pelo Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, pela Lei Complementar 128/2008. Este modelo empresarial simplificado tem o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais e autônomos.

Para se formalizar como MEI, o interessado deve ver se sua ocupação se enquadra. Então, pode se inscrever através do site do governo federal e ali mesmo gerar o primeiro Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: marvent / Shutterstock.com