Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 12 mil motoristas terão a carteira suspensa nos próximos dias

A média é de 1.435 motoristas/mês. Apesar da estimativa, ainda não é possível determinar o valor exato de habilitações que serão suspensas.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Apenas em 2022, mais de 12 mil motoristas estão com processos abertos referentes à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É o que afirma o Departamento de Trânsito do Mato Grosso de Sul (Detran-MS). O valor é elevado, e já supera os 70% da quantidade de processos de 2021.

De acordo com o Detran-MS, em pouco mais de 7 meses o estado já soma 12,3 mil processos. Enquanto isso, no acumulado do último ano o número de processos chega a um total de 17,2 mil ocorrências.

Mais de 12 mil motoristas terão a carteira suspensa nos próximos dias

Ao fazer a comparação com os dados do mesmo período em 2021, o número de processos abertos em 2022 para a suspensão da CNH está em 1.640. Sendo que a média é de 1.435 motoristas/mês. Apesar da estimativa, ainda não é possível estimar o valor exato de habilitações que serão suspensas.

É dito isso, pois, além da grande quantidade, há o tempo estipulado para a punição do motorista. De acordo com o Detran-MS, “O número atual pode não corresponder aos condutores que foram suspensos, por isso informamos apenas o número de processos instaurados”. Com isso, os dados apresentados representam o número de processos instaurados, que podem mudar com recursos administrativos.

Suspensão da CNH

Após a suspensão da CNH, o motorista perde o direito de dirigir, que pode chegar a 12 meses. E caso ele seja pego dirigindo sem permissão, ele vai receber multa. No caso de reincidência, a penalidade pode ser ainda mais severa.

Além disso, é importante citar que ao cometer uma infração de trânsito, o motorista não tem a CNH suspensa de cara. Ou seja, a lei federal de trânsito permite que o condutor se defenda. Sendo assim, ele pode recorrer e abrir um processo administrativo com uma justificativa.

Após a notificação da suspensão, o motorista tem um prazo para entrar com um recurso. Caso contrário, ele deve entregar a CNH, e cumprir o período de suspensão.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com