Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 18 mil famílias podem perder Bolsa Família! Entenda

Para não perder o Bolsa Família, os beneficiários precisam se apresentar o mais breve possível. Saiba mais detalhes!

Mais de 18 mil famílias unipessoais podem perder o Bolsa Família. Por conta do risco, a Prefeitura de Campo Grande (MS), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), iniciou a convocação dos beneficiários que estão com os dados do Cadastro Único (CadÚnico) desatualizados.

No total, 18.365 famílias unipessoais estão com o cadastro desatualizado. Segundo a SAS, 75% desse total corre o risco de perder benefícios, como o Bolsa Família, até o final do ano. Isso porque uma nova regra do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) estabelece o número de beneficiários unipessoais que cada cidade pode ter. 

Afinal, como não perder o Bolsa Família e outros benefícios?

Mãos segurando celular que mostra a logo do Bolsa Família.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Para saber se corre o risco de perder o Bolsa Família, a família unipessoal deve acessar o aplicativo do Bolsa Família (Android ou iOS) ou encaminhar uma mensagem através do telefone (67) 99838-3542. Se o cadastro estiver desatualizado, será necessário ir até uma unidade Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e apresentar:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço em nome do responsável familiar.

É importante destacar que os usuários do CadÚnico podem conferir seus dados através do site ou app (Android e iOS). A plataforma reúne outras informações acerca do sistema do Governo Federal.

Veja também:

Trabalhadores com carteira assinada têm direito a estes 18 benefícios e nem sabem; veja a lista

O que determina a medida do MDS?

A portaria 911, publicada em 25 de agosto, define que as cidades só podem ter na folha de pagamentos, no máximo, 16% de beneficiários unipessoais sobre o total de famílias atendidas pelo programa naquela região. Portanto, até que essa exigência seja atendida, não pode ocorrer a inclusão de novos usuários que moram sozinhos.

Segundo dados do MDS, em agosto, quase 195 mil famílias de Campo Grande (MS) estavam cadastradas no CadÚnico, sendo que, do total, 66.849 estavam em situação de pobreza. Neste mês de outubro, 160 mil campo-grandenses estão recebendo o Bolsa Família. O benefício médio mensal é de R$ 690,93 na região.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com