Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 30% da fila do INSS já foi reduzida com programa do Governo

A Previdência Social segue tomando uma série de medidas para reduzir a fila do INSS e, até o momento, os resultados são positivos. Confira!

A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é, constantemente, um motivo de preocupação da Previdência Social e dos contribuintes que precisam ter suas solicitações analisadas. À vista disso, foi preciso instituir um programa de redução da fila do INSS.

Nesse sentido, o governo federal criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e, até então, os resultados são positivos. Somente no Mato Grosso do Sul (MS) houve 32,73% de redução na fila do INSS.

INSS está tomando medidas de redução da fila há três meses

O dado citado foi revelado pelo boletim estatístico do Ministério da Previdência Social (MPS). Sendo assim, o número de pessoas aguardando há mais de 45 dias no MS para a aprovação de benefícios caiu de 13.953 para 9.386 no período entre agosto e setembro.

Essa melhoria atribuída ao PEFPS foi implementada há mais de 90 dias pelo governo federal. A princípio, houve desafios e resultados iniciais abaixo do esperado no primeiro mês. Contudo, em seguida a força-tarefa começou a demonstrar impacto positivo na fila do INSS.

Logo da Previdência Social no lado direito, ao fundo tem uma fila de pessoas, que está desfocada a partir da metade, quando é coberta pelo logo.
Imagem: Vietnam Stock Images / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Solicitações do INSS são analisadas de maneira mais rápida

A advogada especializada em questões previdenciárias, Juliane Penteado Santana, destacou que a situação melhorou gradualmente. Portanto, ela enfatizou que os benefícios agora estão sendo analisados de forma mais ágil.

Veja também:

‘Maior concurso da história’ é anunciado; saiba como participar

Consequentemente, isso resulta na aprovação de alguns deles e no avanço do processo, mesmo quando ocorrem rejeições. Atualmente, o programa já foi aprovado pelo Congresso Nacional e está aguardando agora a sanção presidencial. Mas, há diferentes tipos de solicitações atendidas; confira:

  • Perícia médica por incapacidade temporária: 9.192;
  • Benefícios assistenciais para pessoas com deficiência: 5.129;
  • Aposentadoria por idade: 1.941;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: 743;
  • Salário-maternidade: 1.540;
  • Pensões por morte: 1.247;
  • Benefício assistencial ao idoso: 796;
  • Auxílio-reclusão: 161;
  • Outros benefícios: 103;
  • Auxílio por incapacidade temporária em fase administrativa: 3.251.

Prorrogação na lei

O representante dos servidores da Previdência Social, Daniel Emmanuel, ressaltou que o número de trabalhadores do INSS é consideravelmente menor do que a demanda devido à redução na quantidade de servidores nos últimos cinco ou seis anos.

Por fim, o programa surgiu como medida provisória em julho e, após 90 dias, o governo federal o transformou em projeto de lei. A previsão é que dure nove meses, no entanto, a medida de redução da fila do INSS pode ter prorrogação por mais três meses, se necessário.

Imagem: Vietnam Stock Images / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital