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Mais de 70% dos consumidores alegam ter medo de fraude na Black Friday

Entre as possíveis fraudes que podem acontecer na Black Friday, estão os falsos descontos, roubo de dados e lojas não confiáveis. Confira!

Em outubro, a Conversion realizou uma pesquisa sobre a Black Friday 2023, no dia 17 de outubro, com 400 brasileiros conectados à internet. O levantamento mostra que o e-commerce deve crescer 9% na edição deste ano, sendo que 90,5% dos entrevistados pretendem fazer compras no dia 24 de novembro, data da Black Friday deste ano.

No entanto, 76% disseram ter medo de fraudes na Black Friday, um aumento em relação ao ano passado, quando esse era o receio de 75,1% dos consumidores. Entre as possíveis fraudes estão os falsos descontos, roubo de dados e lojas não confiáveis, por exemplo.

Meios digitais são os preferidos na Black Friday

Apesar do grande medo dos golpes, a pesquisa também mostra que os meios digitais são os preferidos por 72,3% dos consumidores. Confira os detalhes:

  • 40,7% – Sites e lojas virtuais;
  • 26% – Lojas Físicas;
  • 25% – Aplicativos;
  • 6,6% – Redes sociais;
  • 1,7% – Telefone.

Ademais, a maioria das pessoas entrevistadas tem a intenção de descobrir as melhores ofertas da Black Friday acessando o site das marcas favoritas (16,1%), por sites de compra favoritos (15,5%) e pesquisando no Google (14,7%).

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Imagem: Konstantin Kolosov / Shutterstock.com

E-commerces preferidos para as compras

O resultado da pesquisa da Conversion mostra que os consumidores optam por fazer suas compras em sites que já são conhecidos entre os brasileiros e que oferecem maior variedade de produtos. Diante disso, o levantamento apontou que o e-commerce preferido dos brasileiros para realizar as compras na Black Friday deste ano é a varejista chinesa Shein (19,1%), confira o ranking:

  • Shein: 19,1%;
  • Amazon: 17,9%;
  • Mercado Livre: 16,5%;
  • Magalu: 15,2%;
  • Americanas: 10,8%;
  • Casas Bahia: 7,1%;
  • Aliexpress: 1,9%;
  • Submarino: 1,3%;
  • Netshoes: 1,3%;
  • Ponto: 1,2%.

Por fim, 50% dos consumidores pretendem gastar mais que R$ 1 mil nesta Black Friday. Já 33,4% têm a intenção de gastar entre R$ 150,01 e R$ 500,00 em compras na ocasião.

Imagem: Konstantin Kolosov / Shutterstock.com