Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Marido é condenado a pagar mais de R$ 1 milhão à esposa por serviços domésticos

Polêmica! Um marido foi condenado a pagar mais de R$ 1 milhão à esposa por ela cuidar da casa; entenda o que aconteceu.

Beatriz CapiraziPor Beatriz Capirazi2 min de leitura
Mulher limpando uma mesa marrom em casa marido esposa.

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a dupla jornada que diversas mulheres enfrentam ao ter de trabalhar efetivamente em um emprego e se responsabilizar por toda a casa e a família. Além disso, a sociedade vem discutindo o papel dos homens no cuidado com a casa e os filhos.

Assim, os cenários vêm mudando com a conscientização dos direitos iguais e a mudança parece se estender até mesmo ao âmbito judicial. Nesta terça-feira (7), o tribunal da Espanha condenou um homem a pagar mais de 200 mil euros (1,1 milhão de reais) para a sua ex-esposa.

Indenização por trabalho não remunerado

O tribunal, que divulgou a sentença ontem, entendeu que a ex-mulher em questão merecia um ressarcimento pelo trabalho doméstico. Nesse sentido, ela o exerceu por duas décadas, de forma não remunerada, durante os anos em que foram casados.

Ainda de acordo com o entendimento do tribunal espanhol, a mulher, que é mãe de duas filhas, dedicou-se ao trabalho doméstico e à família desde que se casou. No entanto, como o matrimônio foi firmado em separação de bens, ela ficaria sem nada depois da separação.

Com isso, ela, que não teve a sua identidade revelada, receberá 204.624,86 euros. O valor se refere a salários mínimos que deixou de ganhar de 1995 a 2020, o período em que ambos estiveram juntos. Além disso, o homem ainda pagará uma pensão para as filhas.

Repercussão do caso

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Após o caso ganhar enfoque nacional com a mídia, a mulher concedeu uma entrevista à rádio ‘Cadena Ser’ para explicar que entrou na justiça porque o marido não queria que ela trabalhasse, mas ela o ajudava na administração das academias das quais ele é dono.

Ainda na entrevista, ela destacou que, ao se dedicar exclusivamente aos afazeres domésticos, não teve tantas outras opções de trabalho e, por isso, a indenização a ajudará a se reerguer ao lado das filhas.

Imagem: Krakenimages.com/shutterstock

Beatriz Capirazi

Autor

Beatriz Capirazi

Jornalista especializada em Jornalismo Econômico pela Fundação Getúlio Vargas/Estadão com interesse em Economia, Política e Direitos Humanos. Autora do livro “Vidas Sucateadas — um olhar sobre a devolução de crianças adotadas”.

Topicos relacionados