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McDonald’s e Burger King lançam combos por US$ 5 e pressionam margem dos franqueados

McDonald’s e Burger King lançam combos por US$ 5, pressionando a margem de lucro dos franqueados com preços competitivos.

Em uma jogada audaciosa para atrair de volta os clientes sensíveis a preços em um momento de inflação crescente, redes de fast food como McDonald’s e Burger King estão adotando estratégias com ofertas agressivas. Estes esforços estão sendo realizados apesar das margens de lucro já comprometidas dos franqueados.

A saber, a partir da próxima semana nos Estados Unidos, o McDonald’s introduzirá um combo promocional por apenas US$ 5, que inclui um sanduíche, uma bebida, batatas pequenas e nuggets. Esta oferta estará disponível a partir de 25 de junho e se estenderá por aproximadamente um mês.

Este preço representa uma redução significativa se comparado à soma dos itens quando vendidos separadamente, que em uma loja em Los Angeles seria de US$ 8,50.

O que caracteriza a nova estratégia de preços das redes McDonald’s e Burger King ?

Imagem: istanbulphotos/shutterstock.com

O novo combo do McDonald’s é parte de uma estratégia para tornar o verão norte-americano mais acessível para consumidores que têm se afastado do hábito de comer fora devido ao aumento geral dos preços. Esta estratégia foi destacada por Brian Harbour, analista do Morgan Stanley, que enfatizou a importância do verão de 2024 como um período de promoções para revitalizar o setor de fast foods.

Paralelamente, o Burger King não está deixando barato. A rede também relançará seu “Your Way Meal” por US$ 5, incluindo itens semelhantes aos do McDonald’s. Além disso, em comemoração aos 70 anos da marca, o Burger King iniciou uma campanha esta semana que oferece Whoppers e bebidas gratuitamente, visando aumentar o fluxo de clientes às suas lojas e gerar um buzz positivo.

Desafios envolvidos na implementação de descontos pelos franqueados das redes

A implementação de descontos significativos enfrenta desafios consideráveis, principalmente devido à necessidade de consentimento dos franqueados. Cerca de 95% das lojas do McDonald’s nos EUA são franquias, e uma redução nos preços requer a aprovação da maioria desses franqueados.

De acordo com a National Owners Association, que representa mais de 1.000 franqueados do McDonald’s, as margens de lucro das lojas variam entre 10% e 15%, tornando qualquer corte significativo nos preços um desafio sem a devida compensação.

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Relatórios indicam que tanto a Coca-Cola quanto outras entidades estão envolvidas em negociações para viabilizar essas estratégias. Em comparação, o Burger King já obteve aprovação dos franqueados para lançar a campanha Your Way Meal.

Imagem: istanbulphotos/shutterstock.com