Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Medicamentos e serviços sofrerão redução de 60% em impostos; saiba mais

Medicamentos e serviços terão redução de 60% em impostos. Confira como essa medida pode impactar seu bolso e sua saúde.

Recentemente, foi apresentada uma fase crucial da reforma tributária que promete alterar significativamente o cenário econômico de impostos do Brasil, especialmente nos setores de educação e saúde. A redução da alíquota em 60% para alguns bens e serviços essenciais, anunciada pelo Ministério da Fazenda, é uma das medidas mais aguardadas por consumidores e profissionais da área.

A reforma tributária no consumo traz uma proposta de adaptação na carga tributária de impostos em diversos setores, incluindo uma significativa redução para serviços que impactam diretamente o dia a dia da população. Entre os itens afetados, destacam-se os serviços de educação e saúde, essenciais para o desenvolvimento e bem-estar social.

Essa medida não apenas facilita o acesso a serviços básicos, mas também estimula a economia desses setores ao diminuir os encargos sobre operações. Além disso, para garantir o benefício dessa redução, alguns critérios precisam ser seguidos, como o registro de medicamentos na Anvisa e a produção por farmácias de manipulação certificadas.

Quais setores são beneficiados com a queda dos impostos?

  • Serviços de educação
  • Serviços de saúde
  • Dispositivos médicos
  • Medicamentos
  • Produtos de higiene pessoal e limpeza
  • Atividades desportivas
farmacêutica retirando medicamentos da prateleira de uma farmácia Medicamentos grátis impostos
Imagem: i viewfinder / shutterstock.com

Como funciona a redução para educação e saúde?

O benefício da redução da alíquota propõe um impacto direto nos impostos e na qualidade de vida dos cidadãos. Por exemplo, com a diminuição dos custos em serviços educacionais, desde o ensino infantil até o superior, mais pessoas poderão ter acesso à educação de qualidade. Da mesma forma, serviços de saúde mais acessíveis podem resultar em uma população mais saudável e produtiva.

Detalhando a alíquota na Educação e na Saúde

Nas instituições de ensino, o benefício da nova alíquota abrange desde a creche até o ensino superior, incluindo cursos técnicos e de idiomas. Este amplo espectro garante benefícios não só a estudantes, mas também a instituições que poderão reinvestir em melhorias e expansão com os recursos economizados em tributos.

Similarmente, na saúde, a redução dos impostos abrange desde serviços básicos até procedimentos mais complexos e medicamentos. Ademais, a expectativa é que com custos reduzidos, mais clínicas e hospitais possam oferecer tratamentos a um preço mais justo, combatendo a desigualdade no acesso à saúde de qualidade.

Futuro com dos impostos com a Reforma Tributária

Embora ainda haja caminho a ser percorrido na total implementação da reforma tributária, as perspectivas para os setores de educação e saúde são extremamente promissoras. A redução na carga tributária destes serviços essenciais é um passo significativo em direção a um Brasil mais justo e desenvolvido.

Veja também:

Super promoção do Bradesco chega ao fim em poucos dias; corre para aproveitar

Esta nova estrutura tributária visa não somente a simplificação do sistema como também um foco maior na equidade social, onde o acesso a serviços essenciais como educação e saúde se torna mais universal. Com isso, o governo espera não apenas melhorar a qualidade de vida de sua população, mas também estimular o desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo.

Imagem: i viewfinder / shutterstock.com