MEI: planos de saúde para microempreendedores; confira
O valor do plano de saúde para MEI muda conforme as características de cada plano. É importante considerar os benefícios de cada um deles ao avaliar os valores. Dessa forma, é preciso comparar os planos disponíveis no mercado antes de escolher qual é o melhor segundo às suas necessidades.
São diversos motivos que levam trabalhadores informais e autônomos a abrirem um registro de MEI (Microempreendedor Individual). Um dos motivos é a possibilidade de contratar um plano de saúde MEI, com modalidade de até 40% de desconto comparado ao plano de saúde individual.
É provável que você também goste:
MEI: prazo de entrega da declaração anual é adiado para 30 de junho
MEI: confira como emitir nota fiscal
Informações importantes
Veja quais são as principais características para observar antes de assinar o contrato de adesão:
- Coparticipação: envolvimento financeiro do beneficiário em procedimentos feitos em clínicas e hospitais;
- Carência: prazo para cumprir antes de utilizar as coberturas do plano de saúde;
- Abrangência geográfica: área na qual a operadora do plano de saúde realiza seus serviços;
- Rede assistencial: conferir a disponibilidade dos serviços laboratoriais;
- Tipos de acomodação hospitalar: Acomodação hospitalar individual e a coletiva.
- Área de atuação: especificação dos municípios que participam da abrangência do plano de saúde.
Quais são as regras?
Além de ser um Microempreendedor para contratar um plano de saúde MEI, também é preciso:
- CNPJ ativo na Receita Federal;
- Condição MEI regular;
- Estar cadastrado no órgão competente há no mínimo 6 meses;
- Atividade empresarial individual ou em conjunto;
- O serviço de plano de saúde é para no mínimo 2 ou 3 vidas.
Como solicitar um plano de saúde MEI?
Se desejar contratar um plano de saúde MEI saiba que é um processo relativamente prático. Agora, os únicos requisitos são que a empresa esteja funcionando há pelo menos 180 dias (6 meses) e que o grupo de contratação tenha no mínimo 2 pessoas.
Além disso, você deverá apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento, (caso tenha crianças como dependentes);
- Cartão CNPJ emitido pela Receita Federal;
- CCMEI: Certificado do MEI;
- Comprovante de endereço;
- Relação do FGTS (caso algum beneficiários do plano seja o funcionário);
- Documentos referentes aos beneficiários (RG, CPF e comprovante de residência);
- Outras documentações solicitadas pela operadora do plano de saúde.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com