Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI: confira como emitir nota fiscal

O microempreendedor individual (MEI), ao se formalizar e expedir seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), começa a poder emitir nota fiscal (NF), o que lhe possibilita vender seu produto ou serviço para empresas e também para órgãos públicos.

É provável que você também goste:

Abrir MEI: quais direitos e benefícios você perde?

MEI: como atualizar o CNAE e alterar a ocupação? Confira

MEI é obrigado a emitir Nota Fiscal?

A emissão de Nota Fiscal é um benefício para o MEI, mas também pode ser uma obrigação em alguns casos, como:

  • Quando seus clientes (pessoa física) pedirem, segundo o Código de Defesa do Consumidor;
  • Quando precisar enviar seu produto para o cliente, seja ele pessoa física ou empresa, como venda pela internet, telefone ou catálogo;
  • Quando vender ou prestar serviços para outras pessoas jurídicas (empresas ou governo), seja qual for o porte delas.

Quais os tipos de Nota Fiscal?

Existem dois tipos de nota fiscal e variam de acordo com a ocupação que o MEI exerce.

Serviços – Ocupações que resgatam ISS

O MEI que presta serviço e recolhe ISS deve procurar a prefeitura de seu município para saber quais as formas autorizadas para emitir a nota fiscal. As notas podem ser: bloco de notas, nota fiscal eletrônica ou nota fiscal avulsa.

A prefeitura é responsável por estabelecer as regras e autorizar a emissão de notas fiscais nos casos em que a ocupação exercida for prestação de serviços.

Comércio, indústria e transporte entre estados e municípios (Ocupações que resgatam ICMS)

Neste caso, a Secretaria da Fazendo do Estado do MEI deve emitir a nota, sendo que cada Estado estabelece suas próprias regras para a emissão de nota fiscal quando a atividade se enquadrar como comércio, indústria ou transporte entre municípios ou Estados.

As atividades que se enquadram como serviços, comércio, indústria e transporte (ISS + ICMS) precisam emitir dois tipos de nota fiscal. Por exemplo: Um microempreendedor que tem uma dedetizadora que realiza serviços de controle de praga em residências terá que emitir a nota fiscal por meio da prefeitura. E, se ela vender inseticida, terá que emitir nota pelo Estado. 

É de extrema importância que haja essa divisão, pois auxiliará no momento que precisar enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com