Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI pode pedir aposentadoria pelo INSS?

Quem é MEI pode se aposentar pelo INSS? Respondemos essa e outras perguntas que podem te ajudar a saber os seus benefícios.

Os microempreendedores contribuem mensalmente com o INSS. Mas será que isso lhes dá o direito de uma aposentadoria? A resposta é sim! Vamos contar os detalhes. Da mesma maneira que acontece com os trabalhadores da CLT, o MEI que pensa em aposentadoria não pode faltar em sua contribuição.

O valor que um MEI consegue de aposentadoria é de um salário mínimo, mas existem casos em que a contribuição do MEI ao longo da vida pode ser maio, resultando em uma aposentadoria maior. É importante ressaltar que o MEI também pode contratar um fundo de previdência privada.

Essa é uma boa opção para aqueles empresários que desejam receber um valor superior ao salário mínimo estabelecido por lei. É importante avaliar cuidadosamente todas as opções antes de decidir qual é a melhor para você.

Quem tem direito a se aposentar via MEI?

Se decidir se aposentar através do INSS, você precisa atender a alguns critérios de elegibilidade. Por exemplo, é preciso ter 65 anos de idade ou mais e estar pagando impostos da Previdência Social por pelo menos 15 anos.

Alguns dos direitos que o Microempreendedor Individual pode ter em relação com a previdência são:

  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Ter um plano de previdência social é como investir no futuro, possibilitando que no presente você se resguarde de alguns imprevistos.

Quem pode se tornar microempreendedor?

Os requisitos para ser MEI não são muito extensos. Em suma, você não pode ser sócio de outra empresa, é necessário ter mais de 18 anos, não pode ter um faturamento superior a R$ 81 mil e só pode ter 1 funcionário contratado que receba um salário-mínimo.

Para se tornar MEI, é simples e fácil. Basta entrar no Portal do Empreendedor e ir até a opção “Quero ser MEI”, onde você poderá sinalizar a vontade de abrir um MEI. Em seguida, formalize e então acesse sua conta no Gov.br. Responda as questões e veja todas as opções que precisam ser preenchidas.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock.com