Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI sem renda pode ganhar salário-família?

O salário-família é um benefício do INSS que se destina àqueles que trabalham de carteira assinada. Além disso, o benefício inclui quem é empregado doméstico e o trabalhador avulso. E o MEI (microempreendedor individual)? Será que tem acesso a esse benefício? Descubra a seguir.

É provável que você também goste:

Imposto para MEIs subiu em 2022. Veja os novos valores

Renegociações de dívidas do MEI e do Simples Nacional podem ser solicitadas até o dia 31 de março

Auxílio Brasil: quem vai receber cartão do benefício?

MEI sem renda pode ganhar salário-família?

Ser MEI é sem dúvida uma boa forma de formalizar o negócio e também conquistar alguns benefícios. Quem é MEI segue algumas regras que são exclusivas para a categoria e, embora tenha várias vantagens, o microempreendedor individual não pode ter acesso ao salário-família por não ter direito ao recebimento do valor pelo INSS.

É dito isso, pois o benefício paga R$ 56,47 por filho de até 14 anos de idade ou inválido, desde que a renda mensal do segurado não passe de R$ 1.655,98. E assim, mesmo que o MEI não tenha nenhuma renda, ou esteja dentro desse limite, ele não pode receber o salário-família pelo fato de o benefício só ser pago a quem tem carteira assinada.

Saiba mais sobre o salário-família

Além disso, as regras do salário-família citam que os filhos devem estar vacinados e com os estudos em dia. Para comprovar esses itens, é necessário apresentar a caderneta de vacinação de todos os dependentes de até 6 anos, bem como a frequência escolar das crianças.

Também é necessário comprovar o benefício todos os anos, por meio da entrega dos mesmos documentos. A entrega da documentação ocorre sempre no mês de novembro. Enquanto isso, a frequência escolar é necessário apresentar a cada 6 meses.

Por fim, o pedido do salário-família tem que ser realizado junto ao empregador ou sindicato da categoria, no caso de trabalhadores avulsos. Quem já ganha outro benefício do INSS deve fazer o pedido junto ao instituto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ImageFlow / Shutterstock.com