Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEIs possuem desconto na hora de comprar o carro próprio?

MEIs possuem diversos benefícios e facilidades, mas será que ter descontos na hora de adquirir um carro novo está entre eles. Saiba mais!

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram criados para facilitar o processo de formalização dos profissionais autônomos. Além disso, esse sistema oferece alguns benefícios, principalmente fiscais.

Outro ponto que chama a atenção dos interessados em se tornar um MEI são as linhas de crédito criadas especialmente para eles com condições de pagamentos diferenciadas e descontos.

Por exemplo, o MEI possui disponibilizada uma linha de crédito voltada para a compra de carros 0 km, que oferece condições especiais de pagamento e desconto no valor dos veículos. Contudo, para ter acesso a esse financiamento, o microempreendedor deve obedecer a alguns critérios.

MEIs podem comprar carro com desconto

Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) não sabem, mas o seu CNPJ pode facilitar a compra de um carro novo. Isso se deve ao fato de que essa categoria de empresa é isenta do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Portanto, essa isenção pode garantir aos microempreendedores um desconto no preço de compra do automóvel que pode chegar a 30% do valor do veículo. Para ter acesso a esse benefício, os interessados precisam provar que usarão o veículo para sua atividade laboral.

Além disso, os MEIs também precisam cumprir alguns outros critérios para garantir o abatimento na hora de comprar o carro novo. Por exemplo:

  • manter a posse do automóvel por, no mínimo, 12 meses;
  • o valor do veículo não pode ultrapassar o de faturamento anual do MEI, que hoje é de R$ 81 mil;
  • comprovar que seus ganhos mensais são suficientes para arcar com as parcelas do carro.

O que acontece se os critérios não forem observados?

Caso os MEIs tentem comprar um veículo cujo valor seja muito superior ao teto de faturamento ou que o montante das parcelas seja maior que seus ganhos mensais, o negócio não acontecerá.

Além disso, a Receita Federal pode ficar sabendo da situação e o microempreendedor pode ser alvo de uma fiscalização para comprovar as informações repassadas ao Fisco.

Imagem: Pormezz / Shutterstock.com