Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Menor de idade pode ter cartão de crédito?

O cartão de crédito pode ajudar os jovens a adquirirem uma maior responsabilidade de cuidar do seu próprio dinheiro. Com isso, automaticamente, pode fazer com que se tornem adultos mais conscientes. Desde cedo é importante que o jovem tenha contato com as finanças para que ele se acostume a ter uma educação financeira mais apropriada quando ele se tornar adulto. Mas será que menor de idade pode ter cartão de crédito?

Leia também:

Santander concede isenção de anuidade no cartão AAdvantage para alguns clientes.

Cartão Mesada Turma da Mônica: a solução que ajuda pais e filhos

Cartão de crédito Tricard é sem anuidade e aprova quem tem score baixo.

Além disso, cada vez mais, os consumidores estão trocando o dinheiro em forma de papel pelo uso do cartão como forma de pagamento. Até porque o uso traz uma maior comodidade, praticidade e segurança para as pessoas.

Menor de idade pode ter cartão de crédito?

Menor de idade pode ter cartão de crédito sim. No entanto, pela lei brasileira, o menor não pode solicitá-lo, mas os pais podem incluir os filhos no cartão adicional. Confira as alternativas:

Cartão Adicional

O titular do cartão e responsável pelo menor de idade e pode pedir um cartão de crédito adicional. Portanto, o limite é compartilhado entre o titular e o adicional. No entanto, somente os jovens que já tenham completado 16 anos de idade poderão usufruir do cartão adicional.

Pré-Pago

O cartão pré-pago é voltado para qualquer idade. Ou seja, ele não é limitado a uma idade, qualquer um pode ter. Até porque o titular vai inserir crédito para poder fazer as compras físicas ou online.

Universitário

Há relatos de que estudantes já conseguiram o cartão de crédito universitário mesmo que não tenha completado os 18 anos. Portanto, não custa tentar, não é mesmo?

Emancipação

O jovem que já foi emancipado poderá solicitar o cartão de crédito. Para isso, é preciso levar o atestado de emancipação e os demais documentos pessoais.

Considerações Finais

Portanto, mesmo que não seja possível que os menores de idade tenham cartão de crédito, existem algumas alternativas para ter. Mas, para isso, dependerá do desejo dos pais em conceder um cartão adicional. No entanto, caso o menor já seja emancipado poderá pedir o cartão tranquilamente. Outra alternativa é o fato de que, se o menor já tenha entrado na universidade, as chances poderão ser maiores de adquiri-lo. Por fim, também há possibilidade de obter um cartão pré-pago, que ele terá que recarregá-lo com o seu próprio dinheiro para usá-lo.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Para assim acompanhar artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.