Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Menores de 18 anos podem fazer Pix?

Descubra se menores de 18 anos podem utilizar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central

Sucesso que ganhou atenção nacional e internacional, o Pix tem se consolidado cada vez mais como meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Atualmente, as pessoas que quiserem aproveitar as vantagens do sistema de pagamentos instantâneos precisam cadastrar chaves como CPF, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória.

Logo que foi criado, o sistema gerou um certo desconforto e algumas pessoas chegaram a questionar o nível de segurança, mas logo isso passou. Desde que cumpra alguns requisitos, qualquer cidadão pode utilizar a ferramenta. Porém, essa liberação acende uma questão bastante interessante: será que menores de 18 anos podem fazer Pix? Saiba!

Menor de idade pode usar o Pix?

O Pix só pode ser usado por quem tem conta em algum banco. Ou seja, se um menor de 18 anos for titular de uma conta em determinada instituição financeira, sendo ela digital ou não, ele pode sim utilizar o sistema de pagamentos instantâneos. No que diz respeito a abertura de conta, esta deve ser realizada pelos pais ou responsável legal do jovem.

Sendo assim, não é possível afirmar qual a idade mínima exata para a criação do Pix, uma vez que esta deve variar de acordo com o banco. Isso porque algumas instituições financeiras permitem que jovens de 16 a 18 anos abram contas, enquanto outras não disponibilizam essa opção.

Jovem menor de 18 anos que é emancipado pode fazer Pix?

Se o menor de idade foi emancipado, a abertura de conta poderá ser realizada por ele mesmo, sem necessidade de um responsável estar presente durante o procedimento. No entanto, o jovem precisa comprovar a emancipação, independente da conta ser aberta em uma agência física ou pela internet.

Inclusive, o Seu Crédito Digital tem um artigo que fala sobre as sete melhores opções de contas bancárias para crianças e adolescentes (clique aqui). Muitas instituições concedem descontos, missões e recursos interessantes. A abertura de uma conta pode ajudar o jovem a compreender como funciona a educação financeira e o controle de gastos.

Imagem: rafapress / shutterstock.com