Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mercado Livre e Shopee vendem remédios emagrecedores apesar da ANVISA proibir

Nos últimos dias, muito tem se falado sobre os chás e remédios emagrecedores que, segundo investigação médica, podem ter sido os causadores de casos clínicos graves, como ocorreu com Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta.

Em uma outra situação no Ceará, uma mulher precisou realizar um transplante de fígado e o caso foi associado ao uso de um medicamento que promete auxiliar no emagrecimento. 

Esses produtos oferecem fácil perda de peso, redução de apetite e, em alguns casos, chegam a apontar que também são os responsáveis por cabelos brilhosos, fortalecimento das unhas e rejuvenescimento da pele. 

No entanto, muitos deles são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e continuam sendo comercializados em grandes sites, como o Mercado Livre e a Shopee. 

Quais produtos não podem ser vendidos no Mercado Livre e na Shopee?

Segundo uma atualização da ANVISA, mais de 140 produtos que prometem auxiliar no emagrecimento agora estão proibidos de serem comercializados. Ainda assim, muitos deles continuam sendo oferecidos por vendedores no Mercado Livre e na Shopee.

Os produtos apresentam grande risco para a saúde, pois possuem diversos ingredientes em uma única cápsula e a maior parte deles são potencialmente hepatotóxicos, como é o caso da centelha asiática encontrada em chás e remédios para emagrecimento.

Confira alguns desses produtos banidos:

  • 50 Ervas Emagrecedor
  • Afina Chá
  • Chá 37 Ervas – Denature
  • Seca Barriga Maxx
  • Super Chá Sb
  • Superchá Sb Original

O que diz o Mercado Livre?

O Mercado Livre esclarece que é proibida a comercialização de produtos que sejam banidos pela legislação em vigor, conforme é citado nos Termos de Condições e Uso. 

Nos casos em que são identificadas as vendas ilegais, os anúncios são removidos e o vendedor é notificado pela empresa. 

Além disso, o Mercado Livre também diz que investe em ações para investigar irregularidades dentro da plataforma e que os usuários podem denunciar os anúncios que não estiverem de acordo com as leis. Essas informações foram passadas pelo Mercado Livre em nota ao G1.

E o que fala a Shopee?

Assim como o Mercado Livre, a Shopee também diz ter cumprir as regulamentações locais, exigindo que os vendedores sigam o que está previsto pelas políticas da empresa. 

A Shopee também pede que os usuários procurem a plataforma para denunciar anúncios infratores. Essa ação pode ser realizada ao clicar na opção “Reportar este produto”. Essas informações constam na nota encaminhada pela Shopee ao G1. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: stevepb / Pixabay.com